O que sendo verdade para o conhecimento é mais verdade ainda para a ambição, porque invadir o terreno de outrem acarreta consequências mais graves e mais imediatas do que invadir o terreno do mistério ou simplesmente da matéria.
Começamos por fazer tremer os outros, mas os outros acabam por nos comunicar os seus terrores. É por isso que os tiranos, também eles, vivem no pavor.
O que o nosso futuro senhor há-de conhecer será sem dúvida exacerbado por uma felicidade sinistra, como ninguém experimentou comparável, à medida do solitário por excelência, erguido diante da humanidade toda, semelhante a um deus entronizado no medo, num pânico omnipotente, sem começo nem fim, cumulando a acidez de um Prometeu e os melindres de um Jeová, escândalo para a imaginação e para o pensamento, desafio lançado à mitologia e à teologia.
Depois dos monstros aquartelado numa cidade, num reino ou num império, é natural que surjam outros mais poderosos, a favor de um desastre, da liquidação das nações e das nossas liberdades. Quadro onde consumamos o contrário das nossas aspirações, onde as desfiguramos sem descanso, a História não é por certo de essência angélica.
Depois dos monstros aquartelado numa cidade, num reino ou num império, é natural que surjam outros mais poderosos, a favor de um desastre, da liquidação das nações e das nossas liberdades. Quadro onde consumamos o contrário das nossas aspirações, onde as desfiguramos sem descanso, a História não é por certo de essência angélica.
Quando a consideramos, concebemos apenas um desejo: promover a amargura à dignidade de uma gnose.
Emil Cioran, in 'História e Utopia'
Emil Cioran, in 'História e Utopia'
Fonte: http://www.citador.pt/textos/o-saber-altera-a-economia-de-um-ser-emil-michel-cioran
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