quinta-feira, 1 de agosto de 2019

O VAZIO DA EXISTÊNCIA

Fragmento

...Um homem, para seu assombro, repentinamente torna-se consciente de sua existência após um estado de não-existência de muitos milhares de anos; vive por um breve período e então, novamente, retorna a um estado de não-existência por um tempo igualmente longo. Isso não pode ser verdade, diz ao seu coração; e mesmo as mentes rudes, após ponderarem sobre o assunto, devem sentir algum tipo de pressentimento de que o Tempo é algo ideal em sua natureza. Essa idealidade do tempo, juntamente com a do espaço, é a chave para qualquer sistema metafísico verdadeiro, pois proporciona uma ordem de coisas distinta da que pode ser encontrada no domínio da natureza. Por essa razão Kant é tão grandioso. 

De cada evento em nossa vida, é apenas por um momento que podemos dizer que este é; após isso devemos dizer para sempre que este foi. Cada noite nos empobrece, dia a dia. Provavelmente nos deixaria irritados ver este curto espaço de tempo esvaecendo, se não fôssemos secretamente conscientes, nas maiores profundezas de nosso ser, de que compartilhamos do inexaurível manancial da eternidade, e de que nele podemos sempre ter a vida renovada. Reflexões com a natureza das acima podem, de fato, nos levar a estabelecer a crença de que gozar o presente e fazer disso o propósito da vida é a maior sabedoria; visto que somente o presente é real, todo o mais é representação do pensamento. Mas tal propósito poderia também ser denominado a maior tolice, pois aquilo que, no próximo instante, não mais existe e desaparece completamente como um sonho, jamais poderá merecer um esforço sério.

Arthur Schopenhauer 
Congressos de filósofos 

São uma contradictio in adjecto, já que raramente se encontram no mundo dois filósofos ao mesmo tempo e quase nunca em grande número.

Arthur Schopenhauer

Do Baú do Janer Cristaldo- domingo, novembro 13, 2005 MISÉRIAS DO JORNALISMO

Do Baú do Janer Cristaldo- domingo, novembro 13, 2005 MISÉRIAS DO JORNALISMO

Deu na Folha de São Paulo, na sexta-feira passada:

Chávez chama Vicente Fox de "cachorrinho"

DA REDAÇÃO - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou na quarta-feira à noite seu colega mexicano, Vicente Fox, de "cachorro". Segundo Chávez, o presidente do México agiu como "um cachorrinho" dos EUA na Cúpula das Américas. A agressão de Chávez teria sido uma resposta ao comentário que Fox fez após a cúpula, afirmando que "existem alguns presidentes que culpam outros países por todos os seus problemas". A frase seria uma referência às críticas do presidente venezuelano aos EUA. Chávez disse ontem que divulgará fitas com as reuniões da cúpula realizadas a portas fechadas.

Vejamos, em espanhol, o que disse o histriônico presidente:

"Qué triste que un Presidente de un pueblo como el mexicano se preste a ser un cachorro del imperio".
Folha exige de seus redatores o domínio de pelo menos dois idiomas além do português. Pelo jeito, não dá importância alguma ao conhecimento de espanhol. Cachorro, em espanhol, é perroCachorro quer dizer filhote. Um hispânico pode muito bem dizer: los cachorros del tigre. Não é que o tigre tenha cachorros. O tigre tem filhotes.

É o que dá exigir, para o exercício da profissão, diploma em vez de competência.

“Deus, o Papa é argentino, o Messi é argentino. Velho, por acaso você também é argentino?” (São Pedro)

Uma Família de Negócios

-Ué pai, usando algemas e todo de branco?
-Estou em treinamento. Preciso ir me acostumando com o uniforme da Papuda.

“Para dar elogios cobro uma pequena taxa. Já para falar mal de qualquer pessoa faço de graça.” (Climério)


Caçadores de patos



Dois caçadores de patos canadenses. Um deles notou que o cão do outro estava ali, sentado, sem interesse em recuperar qualquer das aves abatidas por seu dono.

O primeiro caçador perguntou: "O que há de errado com o seu cão? A última vez que o vi, ele era um dos melhores cães de pássaro que eu já vi!"

"Bem", respondeu o outro caçador. "Advogado era seu nome. Ele costumava correr por toda criação trabalhando duro, um exemplo. Até que um dia alguém cometeu o erro de chamá-lo de juiz. Agora, tudo o que ele faz é sentar-se em cima da bunda ."



www.fact.on.ca/judiciary/judgjoke.htm

O generoso Juiz Direito de Família


"O Sr. Quinn, eu revi este caso com muito cuidado", disse o juiz do tribunal de divórcio, disse, "e eu decidi dar a sua esposa $ 775 por semana."

"Isso é muito generoso e justo da sua parte, não sei nem como lhe agradecer", disse o marido. "E de minha parte irei procurar de vez em quando enviar-lhe alguns dólares também."

http://www.fact.on.ca/judiciary/judgjoke.htm
Juiz morto

Um advogado canadense de direito de família telefonou para o governador pouco depois da meia-noite, insistindo que ele falar com ele a respeito de uma questão de máxima urgência. Um assessor foi finalmente acordado para acordar o governador.

"Então o que é?" resmungou o governador.

"Juiz Garber acaba de morrer", disse o advogado, "e eu quero tomar o seu lugar."



Respondeu o governador "De minha parte tudo bem, mas fale primeiro com o agente funerário.”

“A opinião de um canalha muda conforme lhe pagam.”


"Já tive um patrão tão bom que pagava para que eu não fosse trabalhar." (Climério)


“Há sem dúvida uma enorme diferença entre servos de Deus com os tais que se servem de Deus. ”


O VÔMITO DE UM PASPALHO

“Lula disse que o povo brasileiro não tem a dignidade do povo cubano. Desde quando ser digno é ser cabrito de governo comunista? Os cubanos dignos e com vitalidade estão em Miami; os outros, dignos, mas sem forças, esperam pelo dia da redenção.”

POIS


“Não há óleo de peroba suficiente no planeta para lustrar a cara-de-pau dos dirigentes do PT. Seus discursos de vítimas só encontram respaldo nas plateias amestradas com pão e mortadela, blogueiros e jornalistas pagos, além é claros nos canalhas explícitos.”

Rabinos

Rabino Levy e Rabi Landau estavam discutindo a rapidez com que a moral no mundo ocidental está caindo.
"Bem, eu, por exemplo, não dormi com a minha mulher antes de me casar.", disse o rabino Levy "E você?"
"Eu não posso ter certeza", disse o rabino Landau, "qual era o nome dela de solteira?"

GAZETA DO PRESERVATIVO- Estudo feito por especialistas suecos revela que mulheres de semblante sério são as que mais pensam em sexo.


A GAZETA DO AVESSO- Nulidade como presidente, Dilma vai tentar agora um curso de crochê.


VIVER
Viver é ter sonhos
Quando os sonhos estiverem enterrados
Vida já não existirá
Andará pela terra apenas um espectro
Esperando o tempo da vida passar.

“Para não ter que pensar uma multidão de seres busca explicação no sobrenatural. ”


“ Quem ainda acredita nas boas intenções da grande mídia nacional. Pois é, só os jumentos. ”


“ Stálin era um energúmeno. Não duvido que tomasse banho de sangue. “


Os alemães — um povo metafísico 

Um defeito constitutivo dos alemães é que eles procuram nas nuvens o que está bem diante do seu nariz. Quando se menciona perante eles a palavra idéia, que para um francês ou inglês possui um sentido claro e inequívoco, seus pensamentos parecem flutuar.

A Arte de Insultar- Schopenhauer
Amigos da casa 

Na maioria das vezes, os amigos da casa são chamados desse modo com razão, uma vez que são mais amigos da casa do que do dono, ou seja, assemelham-se mais aos gatos do que aos cachorros. 

A ARTE DE INSULTAR- SCHOPENHAUER