quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

PARA PENSAR


O problema mais gritante de sistemas absolutistas, como os Dez Mandamentos, é que, quando há mais de uma regra absoluta, torna-se possível o surgimento de conflitos entre elas. Assim, poderíamos perguntar se é algo apropriado assassinar para prevenir um roubo. É permitido roubar para prevenir um assassinato? Deveríamos mentir se tivéssemos uma boa razão para acreditar que a verdade faria com que o indivíduo morresse de ataque cardíaco? É apropriado mentir para evitar ser assassinado? É lícito quebrar o sábado santo para salvar a vida de alguém? Seria correto roubarmos um carro se soubéssemos que isso evitaria que seu dono trabalhasse no sábado santo ou matasse alguém? Deveríamos honrar a vontade de nossos pais se eles nos pedissem para quebrar algum dos outros mandamentos? Deveríamos roubar nossos pais se, ao fazê-lo, talvez estivéssemos prevenindo um assassinato? Todos os tipos de dilema como esses são possíveis. (…) Isso demonstra que não podemos viver baseados em princípios absolutos e abstratos. Precisamos relacioná-los à vida e às necessidades humanas.
— Frederick Edwords


“A jornada da vida não serve para se chegar ao túmulo em segurança, em um corpo bem preservado, mas sim para se escorregar para dentro, meio de lado, totalmente gasto, berrando ... Puta merda, Que Viagem!!!”(George Carlin)


COMUNISTAS

Stálin satisfeito passa para Beria, chefe da NKVD, mais uma lista das pessoas que deverão ser mortas pelo regime comunista.  Na saída Beria encontra Malenkov, Molotov, Khrushchov. Conversam um pouco sobre amenidades. Malenkov pergunta para Beria:
-Estou um pouco tonto com tudo isso. Não consigo memorizar todos os nomes. Você poderia me passar uma lista dos camaradas do primeiro time do partido que Stálin ainda não mandou matar? Sabe como é, caso eu tenha uma vaga e precise promover alguém.

BASTA


Basta de corrupção!
Basta de endeusar bandido!
Basta de desvirtuar o mérito!
Basta de querer destruir a família tradicional, pilar da sociedade!
Por uma sociedade mais sadia, nunca mais esquerda no poder!



“Pois de uma população tão desgovernada escolhe-se geralmente como líder alguém ousado e inescrupuloso, que reclama os favores das pessoas dando-lhes a propriedade de outros homens. Para tal homem, a proteção do cargo público é dada e continuamente renovada. Ele surge como um tirano sobre as próprias pessoas que o elevaram ao poder.” (Marco Túlio Cícero)


“A liberdade é tornada ainda mais preciosa pela lembrança da servidão. Não espere até que a liberdade se vá antes que você a aproveite, valorize, apoie, proteja e aproveite ao máximo! ” (Marco Túlio Cícero)


“Os sábios são instruídos pela razão, mentes medianas pela experiência, o estúpido pela necessidade e o bruto pelo instinto. ” (Marco Túlio Cícero)


TONTO
              
Ernesto chegou à porta, era madrugada, observou em volta e só então apertou a campainha. Ninguém apareceu. Olhou pela janela e não viu nenhum movimento. Bateu palmas, nada. Bateu na madeira, nada. Chamo e nada. Cansado de esperar encostou o litro de uísque na parede, ergueu o vaso e por sorte lá estava a chave reserva. Entrou. Ficou aliviado ao ver que finalmente estava em casa apesar do grande pileque. Nem percebeu quando o vizinho saiu pé por pé e nu pela porta dos fundos.


O VELHO JOSÉ

O velho José já passando dos setenta ficava em frente de casa vendo o movimento da rua. Viúvo e sem filhos, ali ficava para passar o tempo. E os dias foram se passando, os meses, os anos, e o velho José ali olhando o movimento sentado na sua cadeira de palha. Os vizinhos foram morrendo de velhice, casas demolidas e o seu José por ali observando o movimento. Com os anos chegaram os edifícios e novos vizinhos que desconheciam o idoso seu José, coisa de cidade grande e correria maluca. Talvez por isso foi que demorou alguns anos para descobrirem o esqueleto do seu José sentado na sua cadeira, cigarro entre os dentes de sua caveira, ainda contando os automóveis que passavam pela rua.


TENTAÇÃO
Ele e ela pegavam o mesmo ônibus pela manhã e trocavam olhares. E assim foi por alguns meses, sem troca de palavras. Ele já casado sonhava com o filezinho. Porém certo dia ao chegar em casa do trabalho deu com ela sentada na sala, de conversa com a esposa. Eram velhas conhecidas.  Deu um boa noite sem graça e saiu de fininho. Precisou de uma toalha de banho para secar o suor. Daquele dia em diante só foi trabalhar usando óculos escuros.