sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

GASOSA DE GROSELHA


Na minha infância já tão distante
De pés descalços e calção de pano
Tenho lembranças de tantas coisas
Que o tempo da memória não apagou
Uma delas era procurar por garrafas de vidro
Em porões escuros e poeirentos
E quando encontradas correr até o secos e molhados da esquina
Para trocar os achados
Por gasosa de groselha.

Bertrand Russell- Que é um cristão?


Por que não sou Cristão: um exame da ideia divina e do cristianismo

TÓPICO- QUE É UM CRISTÃO?

Hoje em dia não é bem assim. Tem-se de ser um pouco mais vago quanto ao sentido de cristianismo. Penso, porém, que há dois itens diferentes e essenciais para que alguém se intitule cristão. O primeiro é de natureza dogmática — a saber, que tem-se de acreditar em Deus e na imortalidade. Se não se acredita nessas duas coisas, não penso que alguém possa chamar-se, apropriadamente, cristão. Além disso, como o próprio nome o indica, deve-se ter alguma espécie de crença acerca de Cristo. Os maometanos, por exemplo, também acreditam em Deus e na imortalidade, no entanto, dificilmente poderiam chamar-se cristãos. Acho que se precisa ter, no mínimo, a crença de que Cristo era, se não divino, pelo menos o melhor e o mais sábio dos homens. Se não tiverdes ao menos essa crença quanto ao Cristo, não creio que tenhais qualquer direito de intitular-vos cristãos. Existe, naturalmente, um outro sentido, que poderá ser encontrado no Whitaker’s Almanack e em livros de geografia, nos quais se diz que a população do mundo se divide em cristãos, maometanos, adoradores de fetiches e assim por diante — e, nesse sentido, somos todos cristãos. Os livros de geografia incluem-nos todos, mas isso num sentido puramente geográfico, que, parece-me, podemos ignorar. Por conseguinte, julgo que, ao dizer-vos que não sou cristão, tenho de contar-vos duas coisas diferentes: primeiro, por que motivo não acredito em Deus e na imortalidade e, segundo, por que não acho que Cristo foi o melhor e o mais sábio dos homens, embora eu lhe conceda um grau muito elevado de bondade moral.

Mas, devido aos esforços bem-sucedidos dos incrédulos no passado, não poderia valer-me de uma definição de cristianismo tão elástica como essa. Como disse antes, antigamente ela possuía um sentido muito mais vigoroso. Incluía, por exemplo, a crença no inferno. A crença no fogo eterno do inferno era cláusula essencial da fé cristã até tempos bastante recentes. Neste país, como sabeis, deixou de ser item essencial devido a uma decisão do Conselho Privado e, por causa dessa decisão, houve uma dissensão entre o Arcebispo de Cantuária e o Arcebispo de York — mas, neste país, a nossa religião é estabelecida por ato do Parlamento e, por conseguinte, o Conselho Privado pôde sobrepor-se a Suas Excelências Reverendíssimas e o inferno deixou de ser coisa necessária a um cristão. Não insistirei, portanto, em que um cristão deva acreditar no inferno.


Bertrand Russell




Stephen Hawking


A mente do fundamentalista é como a pupila do olho: quanto mais luz você joga, mais ela se fecha. — Stephen Hawking

LUDWIG FEUERBACH


Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas. — Ludwig Feuerbach

PARA SE FAZER UM PAPA

Quem é o Papa? Um Deus inventado à socapa,
Um Deus para fazer o qual bastam apenas
Quatro coisas: cardeal, papel, tinteiro e penas.

GUERRA JUNQUEIRO

TEATRINHO DA TRAGÉDIA SOCIALISTA


TEATRINHO DA TRAGÉDIA SOCIALISTA

Na Venezuela o pequeno Pablo acorda com dor e sem uma das mãos. Berra alucinado e corre até sua mãe que está na cozinha.
-Mamãe, cortaram fora a minha mão!
-Eu sei. Acabou o frango.
O menino desmaia enquanto sua mãe esfrega na bunda a foto de Nicolás Maduro.

POR DENTRO

No Posto de Saúde
-O senhor por acaso é diabético?
-Não, eu sou de Jesus.

NELSON RODRIGUES


 "O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota".- Nelson Rodrigues

NELSON RODRIGUES


A prostituta só enlouquece excepcionalmente. A mulher honesta, sim, é que, devorada pelos próprios escrúpulos, está sempre no limite, na implacável fronteira. -Nelson Rodrigues

DIVISÃO DA MISÉRIA


“O socialismo é a divisão da miséria, algo que não vale obviamente para seus dirigentes”. (Filosofeno)

“O Muro não foi uma gafe histórica. Cada socialismo requer seu próprio muro, seu próprio cárcere.” (Juan Ramón Rallo)

MORRER DE AMOR


“Não pense em morrer de amor. Você apodrece e ela arruma outro.” (Filosofeno)

BRUTALIDADE


“Dentro de alguns homens se escondem monstros incomparáveis em brutalidade a qualquer animal selvagem existente.” (Filosofeno)

“Lula é apenas um imbecil que é bajulado. Tem o dom da oratória que inflama os idiotas.” (Filosofeno)

NONO AMBRÓSIO


“Reumatismo, bico de papagaio, gota e nervo ciático. O nono já está comendo anti-inflamatório de colher.” (Nono Ambrósio)

NONO AMBRÓSIO


“Prazer de velha que perdeu o horizonte do prazer é rezar em demasia ou procurar doença.” (Nono Ambrósio)

ERIATLOV


“Deus fez o homem de barro? Sendo assim desconfio que os políticos brasileiros foram feitos de barro de aterro sanitário.” (Eriatlov)

ERIATLOV


“O socialismo/comunismo é canalha. Não bastou todo o mal que fizeram no passado e agora na Venezuela, Cuba, Correia do Norte etc. Eles são tão torpes que ainda se vangloriam.” (Eriatlov)

ERIATLOV


“Estamos cercados por esquerdistas. Ou seja, a ignorância ruge.” (Eriatlov)

ASA DE XÍCARA


Florisbela nasceu formosa asa de xícara, porém seu acalentado sonho era ser asa de avião, nem que fosse de um teco- teco. Tendo idade suficiente para isso então foi falar com o Ser Supremo para qual nada era impossível. Ele lhe respondeu que segundo seus desígnios ela estava fadada a ser para sempre asa de xícara, e não convinha ficar questionando o Supremo. Florisbela não aceitou tal destino e revoltada jogou-se da pia tendo morte instantânea.

A CONTORCIONISTA


Giselda é uma contorcionista sensacional, não há na parecido com ela no planeta. Então treinando para um novo número em sua casa conseguiu entrar numa caixa de fósforos; dureza total, quase ficou presa. Sair depois ela saiu, mas já faz um mês que anda com a cara nos pés e as nádegas no lugar do rosto. Nunca vi ninguém ganhar tantos ois e beijos na bunda.

EULÁLIA


“Eu e meu marido fizemos uma sociedade. Ele entrou com o dinheiro e eu com a perereca.” (Eulália)

EULÁLIA


“Eu e meu marido fizemos uma sociedade. Ele entrou com o dinheiro e eu com a perereca.” (Eulália)

NONO AMBRÓSIO


Estou tão acabado que preciso de ajuda até para cuspir.” (Nono Ambrósio)

NONO AMBRÓSIO


“Creio que no próximo ano poderei fazer companhia ao meu pinto. Irei me aposentar. “ (Nono Ambrósio)