sexta-feira, 31 de julho de 2020

O EREMITA DO VALE DO URUGUAI

O EREMITA DO VALE DO URUGUAI

O velho eremita Herodes vive na mata, não por desilusão ou coisa assim, mas porque gosta de solidão, dos animais e do cheiro das folhas verdes. Já viúvo, tem no cão Batmann seu amigo companheiro. Tem verdadeira devoção pelo cãozinho branco/caramelo, há nove anos na sua companhia. Mora num pequeno barraco trançado de cipós, arbustos bem folheados e uma velha lona sobre tudo, impedindo que entre água da chuva. Do seu lugar se vê o Rio Uruguai serpenteando, dividindo os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Uma vez por mês desce ao Porto para pegar algumas provisões e receber sua aposentadoria. Pouco tem: um velho colchão; dois lençóis; um travesseiro; uma lata de dois quilos de arroz; banha de porco; açucar; café; charque;uma barra de sabão. De utensílios,um isqueiro grande,  uma panela, uma frigideira, um copo de lata. duas facas, e duas colheres.Tem creme dental e escova,algumas bermudas e camisetas. Duas toalhas de banho e um grosso cobertor. Alguns livros guarda com carinho: D. Quixote- O Vermelho e o Negro-Cândido-Crime e Castigo- O Castelo de Vidro e uma coleção de Mario Vargas Llosa.  Fala rindo:" velho e pobre sim, inculto não!" Não muito longe há uma pequena cascata, onde toma banho e apanha água potável. Entre suas tralhas guarda algumas linhas de pesca. Vez ou outra o arroz é acompanhado de peixe frito. Fez um banquinho de madeira e cipós para quando se cansa de ficar em pé. Tem papel higiênico também. Faz suas necessidades a trezentos metros do barraco, e sempre enterra. Alguns dizem que é louco, porque fala com os animais, mas o conheço bem, louco ele não é. Se fala com os bichos é por amor, e para impor desafios à sua mente, evitando que se torne preguiçosa. Debate com o  lagarto Sebastião questões universais, como se vamos para algum lugar depois da morte, ou se existe vida inteligente no universo além da nossa. Herodes acredita que não somos únicos no universo, mas acredita que pós-morte existe o nada. Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?-  também assunto dele com a coruja Lucrécia. Tanto ele quanto ela acreditam que foi a galinha, mas o assunto é polêmico e divide até os homens da ciência. Dos políticos não generaliza, a maioria não vale um centavo, mas há os bons em pequeno número. Com o tucano Antenor debate assuntos econômicos, e os dois concordam que governos devem ser austeros, valorizar a poupança interna, para ter dinheiro barato para investimentos necessários à população. Dias atrás passou para um papo a  garça viajante Dinorá, chegada em assuntos gramaticais, que observou que o nome Cordilheira Alta se trata de uma grande redundância, mas vá lá, disse bem humorada,que o povo decida. Então se alguém topar com Herodes, não se assuste, apesar de excêntrico se trata de um grande coração. Mal não faz, só pensa o bem, é um anjo que vive na mata.









CAÇANDO PATOS

CAÇANDO PATOS
Ano 2550 DC. Romualdo e Peter saíram no domingo para caçar patos. Os bichinhos faceiros se deliciavam na grande lagoa, quando os caçadores chegaram. Os bichos alçaram voo e eles meterem bala. Aí foi que aconteceu um fato novo que mudou a história de todas as caçadas de patos. Chegaram por detrás deles, dois patos de terno e gravata, que se apresentaram como advogados. Os eles largavam as armas ou seriam denunciados e presos. E ainda ameaçaram: E saibam vocês, o juiz do condado também é um pato! Acho que dá perpétua! Os dois caçadores partiram cabisbaixos para suas casas. Dali em diante aposentaram suas armas,  e dedicaram-se a nobre arte do jogo de dominó. 

NÃO TENHO VERGONHA

“Nunca demonstrei vergonha para almoçar ou jantar em casa de estranhos. Já trabalhar me deixa traumatizado mesmo em casa de amigos.” (Climério)

“Eu não julgo ninguém, apenas cuido da guilhotina.” (Aido Pescoço)

“Se eu acreditasse em destino não me levantaria da cama pela manhã.” (Pócrates)

“Adoro um evento, comer salgadinhos e bebericar de graça. Participo de todos, até mesmo de inauguração de funerária.” (Chico Melancia)

“O bicho bravo mais difícil de domar é a ignorância.” (Mim)

“Grandes homens nascem em todos os países. E podemos afirmar que belas porcarias também.” (Shal Amoníaco)