segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Água fresca

“Rotineiramente vemos o tonto elegendo o próprio carrasco. Primeiramente entra no conto do vigário, ansioso por sombra, água fresca e dinheiro caindo das árvores. Depois, como é tonto, fica espantado com a corda em volta do pescoço.” (Mim)

O Brasil é mesmo diferente. Todos são iguais perante a lei, dizem. Pois eu acho que iguais como os nossos não encontraremos em nenhum lugar.

Os governos brasileiros não copiam os bons governos mundo afora. Mas há uma tara crônica em copiar os falidos.

Globo

A maior manipuladora do país é a Rede Globo.  Fazer de conta que muda para não mudar nada.  Crítica o pífio quando o importante fica escondido num canto. Não dá nome aos bois, nomeia somente os ratinhos.

Não vai pra frente um país em que a maioria vê no estado uma leitoa de fartas tetas.

A minha mulher só não me abandona por ter medo de arrumar coisa pior.

Os defeitos são mais notados que as virtudes. O lado ruim sempre leva vantagem.

Quer encontrar homens sem mácula? Vá a qualquer cemitério. Lá você encontrará a elite da lisura, deitada.

Não há mal que nunca termine. Mas tem coisa que demora, puta merda!

O Brasil anda num caminho de muita luz. Luz de velas, pois.

A cada dia que passa envelhecemos, é vero. O que não pode é ficarmos a cada dia mais velhos e ignorantes. Acrescentar sempre algo novo dentro do baú é um desafio.

“Mau-humor também causa desemprego. Estraga o ambiente com os colegas e afasta clientes. ” (Filosofeno)

Instituto Von Mises Brasil- Por que nem os próprios socialistas levam o socialismo a sério


O grande desafio é encontrar um socialista que viva de acordo com aquilo que prega



Há uma constante em minhas conversas e debates com socialistas e comunistas: sempre que debatemos as consequências práticas (e trágicas) do comunismo e do socialismo implantados em outros países, a resposta uniforme é a de que "aquilo não representa o comunismo/socialismo verdadeiro".



Stálin não era um comunista de verdade. Nem Mao. Pol-Pot, muito menos. Castro até tentou, mas se desviou. Tito? Nem sei quem é. Chávez — até três anos atrás, ídolo de onze em cada dez socialistas —, então, tornou-se um pária. O grego Alexis Tsipras nem sequer pode ser rotulado de socialista.

Todos esses deturparam Marx, o comunismo e o socialismo.

Frases como essa, bem como suas variáveis, podem ser ouvidas amiúdes, tanto nas mídias sociais quanto nos debates públicos. Algumas pessoas, inclusive, vão mais além e dizem que o próprio Marx era um "falso comunista" — no entanto, considerando-se que Marx, ao final da sua vida, quando via o que as pessoas faziam em seu nome, já não se dizia marxista, esta última afirmação tem até um quê de verdade.

O problema é que, se levarmos a sério essas frases, jamais saberemos o que realmente é o comunismo e o socialismo. Quando faço essa pergunto direta, obtenho respostas tão esclarecedoras e úteis quanto um fósforo usado.

"Socialismo de verdade é ser a favor do povo".

"Socialismo verdadeiro é ser contra a opressão".

"Socialismo genuíno é ser a favor da igualdade".

"Socialismo verídico é ser contra o capitalismo". (Esta última é a mais precisa).

Em algumas raras ocasiões, há menções a medidas mais concretas, como aumento dos gastos com assistencialismo, aumento de impostos sobre os ricos (sem se definir exatamente o que seja um "rico"), aumento do salário mínimo, e até mesmo a estatização dos meios de produção, principalmente dos bancos (o que mostra ignorância acerca do fato de que o governo não apenas já controla os bancos por meio do Banco Central, como também é responsável por metade do crédito da economia, e com consequências trágicas).

No entanto, o que é realmente indelével é o fato de que os comunistas e socialistas vivem em uma contradição insanável. Se, de um lado, eles se dizem a favor de eliminar a exploração, a opressão e a desigualdade, de outro, eles propõem que a maneira de se fazer isso é concedendo poderes absolutos ao estado.

Ou seja, a maneira de acabar com a opressão, a exploração e a desigualdade é atribuindo ainda mais poderes exatamente à instituição que explora, oprime e gera todas as desigualdade observáveis.

Essa contradição é tanto mais inexplicável quando se observa que os primeiros movimentos comunistas e socialistas construíram-se frequentemente em oposição ao estado. O estado era visto como o instrumento da burguesia. Era o estado quem mantinha a exploração viva, quem impedia aos proletários de serem autônomos com as suas cooperativas e arranjos de ajuda mútua.

[N. do E.: Marx defendia o fim do estado e profetizou que o estado desapareceria sob o comunismo. Mas ele nunca explicou como ou por que isso iria acontecer. Sua teoria era bizarra. Ele dizia que, para abolir o estado, era necessário antes maximizá-lo. A ideia era que, quando tudo fosse do estado, não haveria mais um estado como entidade distinta da sociedade; se tudo se tornasse propriedade do estado, então não haveria mais um estado propriamente dito, pois sociedade e estado teriam virado a mesma coisa, uma só entidade — e, assim, todos estariam livres do estado.

O raciocínio é totalmente sem sentido. Por essa lógica, se o estado dominar completamente tudo o que pertence aos indivíduos, dominando inclusive seu corpo e seus pensamentos, então os indivíduos estarão completamente livres, pois não mais terão qualquer noção de liberdade — afinal, é exatamente a ausência de qualquer noção de liberdade que o fará se sentir livre.]

Dado que os comunistas e socialistas de hoje defendem o estado máximo, em oposição aos comunistas e socialistas de antigamente que defendiam sua abolição, isso significa eles viraram estatistas. Eles são, no fundo, os novos privilegiados. São defensores supremos da ordem estabelecida. Traíram os seus valores.

Socialista coerente é um paradoxo

Por mais incrível que pareça, a única forma de fazer uma defesa minimamente coerente do comunismo e do socialismo é recorrendo a pressupostos liberais.

Por exemplo, como querem incentivar a partilha de bens se defendem impostos que roubam metade da renda?

Como querem combater os "grandes capitalistas" se eles próprios defendem todos os tipos de protecionismos, subsídios e reservas de mercado às grandes empresas?

Como querem acabar com a desigualdade de renda se defendem a existência de um Banco Central que protege e sustenta a expansão do crédito feita pelos grandes bancos, a qual é a principal causa da desigualdade de renda?

Como querem libertar os pobres da opressão se criam todos os tipos de dificuldades e empecilhos para que eles arrumem emprego e tenham aumentos salariais?


Como querem que os pobres enriqueçam se eles não podem empreender livremente, sem se submeter a regulamentações onerosas e a burocracias estatais que só fomentam a corrupção e engordam o caixa dos ratos?


Como irão convencer os trabalhadores a se libertarem da "opressão do trabalho assalariado" e a criarem cooperativas e esquemas de auxílio mútuo sem defender a livre iniciativa? Sem defender a liberdade de associação? Como querem que isso aconteça se não existe a liberdade para eles se organizarem como entenderem, sem amarras burocráticas, tributárias, regulatórias e sindicais?

Como querem convencê-los a embarcar nesses projetos por meio da força?

Impossível fazer tal defesa sem recorrer a idéias liberais.

O real problema é este: os socialistas e comunistas viraram estatistas. Se eles estivessem verdadeiramente preocupados com os pobres e com o fim da penúria, estariam recorrendo a idéias intrinsecamente liberais.

Mas não. Como agora eles fazem parte da casta privilegiada que vive incrustada no aparto estatal, preferem apenas proferir palavras socialmente sensíveis, sem no entanto oferecer qualquer solução prática. Tal atitude não só é contraditória como também fere todo o suposto espírito socialista.

E qual seria esse suposto espírito socialista? Seria uma maneira conciliar a vida com as idéias defendidas. Dado que o socialismo supostamente defende a partilha, o altruísmo e a igualdade material, então os socialistas têm de viver segundo esses princípios.

Mas o que eles fazem?

Os políticos membros de partidos comunistas e socialistas doam parte do seu salário para o partido e ficam com o resto. Os pobres não são contemplados com nada. (Mas pagam, por meio de impostos indiretos, os salários dessa gente).

Há manifestações contra "tudo que está aí" e a favor de nada concreto ou específico, o que significa que, em vez de estimularem a instrução do povo, preferem distraí-lo e incitá-lo ao conflito.

Todos os partidos comunistas, socialistas e trabalhistas, bem como seus membros, possuem um patrimônio imobiliário invejável. No entanto, nunca se ouviu histórias de mendigos dormindo lá dentro ou sendo ali acolhidos para usufruírem refeições quentes.

Há militantes e sindicalistas que jamais puseram os pés em um chão de fábrica, jamais tiveram de trabalhar pesado e jamais carregaram um instrumento de trabalho mais pesado que um lápis.

Há sindicalistas que se mobilizam para manifestações em favor de mais estado e de mais impostos, totalmente ignorantes em relação às consequências negativas dessas demandas sobre a empresa privada, que é quem pode gerar empregos para os pobres e permitir sua ascensão social.

Há militantes que insultam abertamente em vez de promover o debate, a compaixão e a compreensão.

Há militantes agarrados a idéias arcaicas e comprovadamente falidas em vez de abraçarem a modernidade e toda a possibilidade de enriquecimento que esta oferece aos mais pobres.

Há militantes e sindicalistas que se comportam gananciosamente e enriquecem na política e no sindicalismo, tudo com o dinheiro oriundo dos pobres e sem jamais repassar nada a eles em troca.

Conclusão

O grande desafio hoje é encontrarmos um socialista coerente, que viva de acordo com aquilo que diz defender. Talvez tal impossibilidade decorra do fato de que não existem mais socialistas; existem apenas interesseiros e demagogos.

André Pereira Gonçalves

E o caldeirão da bruxa?

“E o caldeirão da bruxa está onde? Porto Alegre ou na fazenda da traíra?” (Mim)

Aviso

Na porta de todo bordel deveria haver um aviso bem grande: “Vá com calma amigo, consulte o bolso antes de cometer excessos. Muita gente desavisada deixou até mesmo o rabo aqui.” (Mim)

Sem remorso

“Não faço parte dos desiludidos, nunca votei nessa canalha. Hoje também sofro, mas o remorso não me achincalha.” (Mim)

A cirurgia

A CIRURGIA

Depois da cirurgia cerebral ele se encontra deitado na cama de ferro, imóvel sobre alvos lençóis. De hora em hora uma enfermeira vem para ver como ele se encontra. Observa sua pressão e sai. Na parede um quadro solitário da Santa Ceia faz companhia ao homem que dorme sedado. Sobre o criado mudo não há nada, nem mesmo um copo ou uma revista qualquer. O soro desce em lentas gotas e o rosto do enfermo aos poucos ganha cor. Lá fora, entre nuvens, aparecem pedaços do azul do céu. No canto esquerdo do quatro está largado um pequeno sofá marrom que aguarda para acolher uma visita qualquer. Já faz quatro horas que a operação foi realizada. O homem abre os olhos e se mexe um pouco. A enfermeira chega, ele pede: “Onde estou?” Ela fazendo um olhar de mãe diz que ele está no Hospital Samaritano, sofreu uma cirurgia para extirpar um pequeno tumor no cérebro e que correu tudo bem. “Tudo bem nada” diz ele .-“Sou o encanador, vim até aqui apenas para consertar um vazamento e acabei caindo no banheiro. E agora me acontece isso?”

Os velhos e a vela

OS VELHOS E A VELA

O velho e velha Antiok resolveram sair de casa para visitar o grande amigo Sirtuk que estava acamado. Quando tinham dados poucos passos na rua a velha se lembrou que havia deixado a vela por apagar. Voltaram os velhos para apagar a vela e saíram. Novamente eram alguns passos porta afora e o velho disse que precisava voltar para pegar seu isqueiro. Voltaram. Sem precisar da vela o velho achou seu isqueiro. Nisso a velha percebeu que estava sem calcinha e acendeu a vela para procurá-la. O velho segurava a vela enquanto a velha procurava por sua calcinha. Achada e posta a calcinha o velho apagou a vela sem não antes tropeçar e derrubar a velha e a vela. De pé os velhos saíram deixando a vela no escuro. Mais tarde quando retornaram para casa os velhos perceberam que a porta havia ficado aberta. O velho disse que entraria sozinho por segurança, a velha ficaria na porta aguardando. O velho então entrou, mas não encontrou a vela para verificar como tudo estava. A velha ansiosa resolveu entrar para procurar pela vela também. A vela não foi encontrada, e não havia outra na casa. O caso é que a vela fora roubada, e o velho e a velha dormiram no escuro com saudade da prestimosa vela.

Um dia de cão

UM DIA DE CÃO

Nilson acordou estranho naquele dia. Saiu da cama sem vontade de caminhar, preferiu andar de quatro. No lugar de ir ao banheiro foi para fora e fez xixi no canto da casa. Após comer a ração do Totó fez um montinho no gramado lateral. Depois correu pelas ruas próximas perseguindo automóveis. Quando voltou para seu quintal foi pego pela esposa roendo um osso sobre a calçada. Ela foi para dentro e voltou com uma coleira nas mãos. Colocou o marido preso próximo da casinha, pôs água limpa e ração nova. Recomendou que não latisse para não perturbar os vizinhos. Isto feito tomou banho e foi às compras.

GOVERNO GAÚCHO PENSOU EM ANEXAR O URUGUAI PARA TER ONDE COLOCAR TANTOS MANIFESTANTES- Protesto em Porto Alegre reúne "multidão" de 200 militantes do PT e do Psol

Eis o segredo da Austrália, que não tem recessão há 25 anos


O primeiro ministro Malcom Tumbull.


Em 1990, a seleção argentina, encabeçada por Maradona, jogava a final da Copa do Mundo de futebol contra a Alemanha. Os poucos telefones celulares em operação eram do tamanho de um tijolo de construção. E a União Soviética estava em seu processo final de desintegração.

Desde 1991, e por 25 anos consecutivos, a economia australiana só vem crescendo.

Como é que a Austrália alcançou isto tudo ? É o que a BBC Brasil tenta responder nesta reportagem especial a seguir. Leia tudo:

Os dados mais recentes, de junho, mostram que a economia está crescendo a um ritmo anual de 3,3%.

Só faltam três trimestres para que a Austrália alcance o recorde de maior crescimento econômico contínuo na época moderna - que atualmente pertence à Holanda: 26 anos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ditado russo

"Se você acordar sem nenhuma dor e porque já está morto."

Merengue

“O dia é bom quando você se prepara para enfrentar obstáculos. Só merengue acaba em diabetes.” (Filosofeno)

Atitude

“Se és infeliz não espere ficar velho para tomar uma atitude.” (Filosofeno)