sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A CEIFADORA- Dentro de cem anos alguns ainda ouvirão falar de Dilma, como a ceifadora de empregos e da gramática.

Oscar agora tem cota?



Essa história de Will Smith aderir ao boicote à festa do Oscar, juntamente com a sua mulher, Jada Pinkett Smith, e o diretor Spike Lee, porque não há negros entre os indicados aos prêmios de melhor ator, atriz e coadjuvantes, é mais uma prova de que o mundo se tornou ridículo. Oscar agora tem cota?

E se o brancos boicotassem os jogos da NBA, por causa da esmagadora maioria de jogadores negros, isso seria sinal de racismo ou de politicamente correto?

Passou pela cabeça de Will Smith e amigos de que não há nenhum negro nas indicações deste ano porque nenhum ator negro se sobressaiu, aos olhos da Academia, como ator?

O Antagonista

“Detesto o socialismo. Certa vez tive uma namorada que socializou a perereca.” (Chico Melancia)

E ELES QUEREM MAIS- O estado brasileiro consome por hora (R$ 306 milhões) e por minuto (R$ 5 milhões)

Nas terras brasileiras você abre uma empresa e paga uma barbaridade ao estado mesmo sem ainda ter auferido lucro. Dá um ânimo!

É muita burocracia. Vivemos no país dos carimbos.

A grande extorsão ao povo começa nas prefeituras inchadas de chupins. Precisam ser extintos esses partidos de aluguel que vendem apoio em troca de bocas.

O estado é ladrão. Quem porá limites nesses roubos senão nós?

Para ela ir embora garanto que o povo paga até o aviso prévio. Vai Dilma!

Artigo, Merval Pereira, O Globo - Em boca própria

A partir da declaração bombástica do ex-presidente Lula de que não existe ninguém no Brasil mais honesto do que ele, é possível constatar que a Operação Lava-Jato, assim como já acontecera com o mensalão, provoca em caciques petistas uma auto referente sinceridade que chega às raias da comicidade.

Para começar, sem querer Lula repetiu, anos depois, a mesmíssima frase que o deputado Paulo Maluf cunhou para se defender das acusações de corrupção. A tal ponto que na internet já surgem montagens afirmando que Maluf queixou-se de que Lula roubara-lhe a frase, logo num debate sobre roubalheiras.

Esquecendo-se do ditado que diz que "elogio em boca própria é vitupério", Lula foi tão convincente quanto quando se diz pioneiro da boa governança no país: “Se tem uma coisa que eu me orgulho, neste País, é que não tem uma viva alma mais honesta do que eu. Nem dentro da Polícia Federal, nem dentro do Ministério Público, nem dentro da igreja católica, nem dentro da igreja evangélica. Pode ter igual, mas eu duvido”. Disse a blogueiros aliados, sem corar e nem provocar em seus “entrevistadores” reações de espanto ou risos.

 Embora beire o ridículo, a frase de Lula tem o objetivo de criar constrangimento às investigações que se aproximam dele, tanto que o ex-presidente continuou em tom de desafio: “Duvido que exista um promotor, um delegado, com a coragem de afirmar que me envolvi em algo ilícito”.

A postura de Lula tem antecedentes em diversos companheiros petistas, alguns deles na cadeia depois de pronunciá-las. A mais famosa e hilária pertence ao ex-ministro todo poderoso José Dirceu, ainda quando estava sendo investigado pelos crimes do mensalão, por que foi condenado. “Estou a cada dia mais convencido de minha inocência”, disse Dirceu, como se a cada reminiscência do que fizera como Chefe do Gabinete Civil de Lula, mais elementos absolutórios fossem agregados à sua memória.

O resultado final dessa revisão foi que Dirceu acabou condenado pelo Supremo Tribunal Federal no processo do mensalão, e está novamente na cadeia, ainda sem condenação, devido à sua atuação nos escândalos do petróleo. E a cada dia deve estar mais convencido de sua inocência.

Também a presidente Dilma teve sua oportunidade de dar declarações assertivas sobre seu próprio comportamento.  Ao responder a uma pergunta de jornalistas estrangeiros sobre como reagiria se fosse constatado seu envolvimento nos escândalos do Lava-Jato, a presidente Dilma teve uma reação muito semelhante à do ex-ministro José Dirceu. Disse Dilma: "Eu sei que não estou nisso. É impossível. Eu sei o que eu faço”, assegurou ao canal francês TV France 24.

Não fosse sua proverbial dificuldade em se expressar, a presidente Dilma poderia ter respondido a perguntas desse tipo de maneira direta, sem necessitar dar testemunho a seu próprio favor. O mesmo vício de linguagem pode ser encontrado em declarações do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, antes de ser preso na Operação Lava-Jato.

 Em uma reunião do PT, ele disse ao microfone a seguinte pérola, sendo muito aplaudido, a respeito da quebra de seu sigilo telefônico: “Eu sei o que fiz. Não vão encontrar nada”. O que tanto pode significar que ele não fez nada de ilegal, como também que está convencido de que escondeu tão bem suas falcatruas que não há chance de ser descoberto.

Depois disso, Vaccari não apenas foi preso, como já foi condenado em primeira instância pelo juiz Sérgio Moro a 15 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

Essa reação conjunta de lapsos e atos falhos de petistas graduados só pode ter origem na ansiedade de se livrar de acusações que a cada dia se mostram mais comprováveis, através das delações premiadas que fornecem informações confiáveis aos investigadores.

Macri, em inglês castiço, impressiona a CNN em Davos

Londres, via WhatsApp

O jornalista Richard Quest entrevista neste momento, 19h29min, horário do Brasil, o presidente da Argentina, Maurício Macri, ambos em Davos. Quest é inglês. Macri fala inglês fluente. Ele impressionou o público do Fórum Econômico Mundial. Esta tarde, o presidente argentino reuniu-se com o primeiro-ministro David Cameron, prometendo flexibilizar as relações com o Reino Unido, sempre tensionadas pela questão das Malvinas.

Neste momento, noite de céu claro e temperatura de 7 graus.

Políbio Braga

Osmar Terra assegura que o boquirroto Picciani está falando demais

O deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS) tem dado muitas entrevistas nos últimos dias com um único objetivo: assegurar que a posição do líder da bancada do partido na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), em favor da aprovação da CPMF, é pessoal e não corresponde à opinião de todos os parlamentares, “muito menos a dele”, que é contra a recriação do tributo.

A queixa não é apenas de Terra. Muitos deputados peemedebistas estão chiando com as declarações de Picciani.

Políbio Braga

SEM ABAIXAR AS CALÇAS- Parlamento venezuelano rejeita decreto de 'emergência econômica' de Maduro

Por 107 contra 53, Assembleia barra iniciativa do governo. "É mais do mesmo", explicou da tribuna o opositor José Guerra. "É um modelo econômico fracassado."

THE TUCUNDUVA POST- Ação da Petrobras cai quase 15% na semana

A oferta do dia no blog Kibe Loco- Aconteceu dia 20. Perdi.

Dilma Rousseff livro kibe


VELHOS GATOS, NOVOS FATOS- PF suspeita que pagamento a filho de Lula pode ter relação com compra de caças suecos

Documentos apreendidos em escritório de lobista fazem menção a ação do Instituto Lula para favorecer a sueca Saab na disputa pela venda de aeronaves para a FAB

Os vampiros do Fórum Social Mundial voltaram a reunir-se em Porto Alegre

O SOCIALISMO BOLIVARIANO TAMBÉM É UM FRACASSO

O jornal argentino La Nación, em matéria publicada na edição do último dia 15, faz uma leitura dos dados sobre inflação nos vários países da América do Sul. Como se sabe, em maior ou menor grau, esses países foram infestados pela praga socialista cultivada a partir do Foro de São Paulo: anseios totalitários, militância violenta, controle direto ou indireto dos meios de comunicação, populismo, patrimonialismo, irresponsabilidade fiscal; aumento desordenado do gasto público para fins eleitorais; controle dos meios culturais e educacionais; presença crescente do Estado na economia, e por aí afora. Essa receita tem uma característica muito peculiar que acompanha todas as experiências que, em torno dela, foram realizadas: não dá certo.

Há mais de cem anos não dá certo. Em país algum deu certo. Mas nós, aqui, continuamos realizando ensaios com os rejeitos da história. A matéria do La Nación dá conta de que entre os países do subcontinente sul-americano os quatro campeões da inflação são:
Venezuela – 160,00%
Argentina – 25,4%
Brasil – 10,7%
Uruguai – 9,4%

 Os quatro países estavam unidos por um afeto político e uma unidade de ideais muito expressiva. A Venezuela de Chavez e Maduro, a Argentina dos Kirchner, o Brasil petista e o Uruguai de Mujica. Todos amargam, hoje, as consequências das opções erradas. Na Venezuela, Maduro é um palhaço que perdeu a graça e levou, na eleição parlamentar, uma surra eleitoral compatível com a situação. Na Argentina venceu um antagonista de pensamento liberal. No Uruguai, o eleitorado deu mais prazo aos socialistas com Tabaré Vázquez. E, no Brasil, instalada a maior crise de nossa história, a credibilidade do governo não passa de 10%. Surpreendente, não é mesmo?

Percival Puggina

Parem com o preconceito contra Leonardo DiCaprio- Por Bernardo Santoro

A bola da vez na instrumentalização política do conceito de raças pela esquerda está sendo a cerimônia do Oscar, que teve nomeados para 2016 predominantemente brancos.
A Academia do Cinema é presidida por uma mulher negra de esquerda, e Hollywood é conhecido como um centro de irradiação de cultura integracional.
De fato, a figura icônica de Sidney Poitier é uma referência na luta contra o racismo. A Academia se antecipou em alguns anos ao debate sobre direitos civis ao conceder o Oscar para o grande ator negro da sua geração, ainda no ano de 1964. Não custa lembrar, o movimento de direitos civis para negros se intensifica e chega ao clímax nos EUA em 1968, e Hollywood foi fundamental como instrumento de debates.
Tanto é que, logo após a vitória, Poitier fez vários filmes, e de muito sucesso, exatamente sobre a temática do racismo nos EUA.
Podemos citar, dentre os ganhadores do Oscar, vários atores e atrizes negros: o próprio Poitier, Denzel Washington, Jamie Foxx, Forest Whitaker, Louis Gossett Jr, Cuba Gooding Jr, Halle Berry, Whoopi Goldberg, Jennifer Hudson, Mo’nique, Octavia Spencer, e Lupita Nyong’o.
São muitos indivíduos que fizeram por merecer seus prêmios sem apelar para estereótipos e vitimizações. Talvez indivíduos de etnia oriental poderiam reclamar de preconceito, mas mesmo esses povos já tiveram representantes dentre os ganhadores, como Ben Kingsley e Haing Ngor.
Criar uma suposta conspiração branca racista dentro de uma atividade cultural que sempre apoiou a integração de negros e brancos nos EUA apenas expõe os interesses escusos dessa agenda esquerdista verdadeiramente segregatória de dividir as pessoas de acordo com a cor da sua pele.
Talvez esteja na hora mesmo de acabarem com o preconceito com Leonardo DiCaprio, um dos maiores atores dos últimos 20 anos, e que nunca ganhou uma estatueta. Ele não sabe nada de aquecimento global, mas sabe tudo de artes cênicas. Como diz a piada-meme de internet: deem um Oscar para esse mito.
Instituto Liberal

A turma do PDT é contra a saída de Dilma e quer Ciro Gomes presidente.Depois disso só falta chover merda em cima de todos os brasileiros. Só isso.

“Petistas não têm pudor. Fazem caca e saem por aí dizendo que é bolo de chocolate.” (Mim)

SERASA



O número de brasileiros inadimplentes chegou ao recorde histórico de 59 milhões, segundo a Serasa Experian. O percentual de cheques sem fundo (2,25%) é o maior desde 1991.

Lula é o capitão dessenaufrágio e Dilma, a timoneira.

O Antagonista

GAZETA DO PORCO CAN- O FMI calculou que a inflação na Venezuela deve chegar a 720% em 2016. O PIB, por sua vez, terá contração de 8%.

Dilma agora se compara a Vargas. Vai se matar?

“Se premiaram Maduro pelo combate à fome, quando fome é o que mais se tem na Venezuela, por que não o Nobel de Economia para Dilma?” (Eriatlov)

Filho de bolivariano é fogo 2

-Papá, Maduro vai morrer logo?
-Que é isso menino, por que  pergunta?
-Para ver se ele se torna algo que preste. Todo mundo que morre vira gente boa.

Filho de bolivariano é fogo

-Papá, onde está Chávez?
-No céu, junto de Jesus.
-Mas o que foi que Jesus fez?

É uma brasa, Moro. Coluna Carlos Brickmann

Terminam hoje as férias do Judiciário. É o retorno em grande estilo das operações da Lava Jato. O procurador Deltan Dallagnol, da força-tarefa que investiga o caso, dá números que prometem fortes emoções: diz que a Lava Jato, por enquanto, atingiu um terço das pessoas que deverão ser alcançadas, entre políticos, empresários e agentes públicos. Fora isso, os pedidos de informações e de apurações feitos a países estrangeiros abrirão novas vertentes de investigações. Nos cálculos do procurador, a Lava Jato deve durar mais uns três anos.

E o trabalho não se limita ao Ministério Público Federal: em São Paulo, o MP estadual está ouvindo 20 pessoas na investigação dos negócios da Bancoop - a cooperativa habitacional dos bancários, que quebrou sem entregar a cerca de 400 compradores os imóveis vendidos e pagos; mas que, com apoio da empreiteira OAS, entregou aquele companheiríssimo apartamento triplex do Guarujá, de frente para o mar, com detalhes exclusivos que incluíram até elevador interno privativo. A Bancoop era dirigida por João Vaccari, que depois foi tesoureiro do PT e da campanha de Dilma à Presidência da República. E a OAS é apontada como a fada que multiplica bons presentinhos a políticos amigos e influentes.

O juiz Sérgio Moro, de Curitiba, que volta retemperado das férias, já vinha trabalhando há alguns dias, preparando a retomada do ritmo da Lava Jato. E, embora tudo indique que a marchinha Japonês da Federal será um sucesso carnavalesco, há gente que já teme a oportunidade de encontrá-lo antes do Carnaval.

A crise da Petrobras

A Petrobras já não está entre as 500 maiores empresas do mundo. A ação sem direito a voto está a menos de R$ 5,00 - o menor preço desde 1999. O valor global da empresa caiu 27% nos 20 dias de 2016. De 2008 para cá, a empresa perdeu 85,5% do valor de mercado. Por que? Fala-se em baixa do petróleo, que caiu de mais de US$ 100 o barril para menos de US$ 30 em alguns meses - mas a Petrobras cresceu com o barril a US$ 3, ou menos; e cresceu quando o preço pulou para US$ 12. 
Energias alternativas? Quando o álcool deslanchou no Brasil, a Petrobras continuou crescendo. 

Ladroeira? Roubou-se muito: dizem que só o PP, um anão diante de PT e PMDB, pegou R$ 358 milhões, e Pedro Barusco, um gerente, decidiu devolver quase US$ 100 milhões que estavam com ele. Mas ninguém pode dizer que antes nunca se roubou. E a Petrobras se manteve saudável.

Competência só no roubo

A Petrobras não perdeu valor por problemas externos, mas por unir ordenha descontrolada e incompetência gerencial. Se o diretor é escolhido por saber sugar a empresa, não se vai exigir que seja também competente. Enquanto houve competência, a Petrobras cresceu e se transformou numa gigante mundial. 

O lendário John D. Rockefeller, criador da Standard Oil, dizia que o melhor negócio do mundo era uma empresa de petróleo bem administrada; e o segundo melhor negócio era uma empresa de petróleo mal administrada. A Petrobras comprovou essa tese: para perder tanto, precisou juntar má gestão com muito desvio.

Vale a aposta

O ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que o Governo não acha necessário buscar recursos no Tesouro para dar fôlego à Petrobras. Já Dilma disse que a possibilidade de o Governo capitalizar a Petrobras não está descartada.

Façam suas apostas. Este colunista acha que Dilma ganha e Barbosa se cala.

A vida real

Há jornais dizendo que os adversários do prefeito paulistano Fernando Haddad, do PT, temem sua chegada ao segundo turno. A verdade: o Ibope acaba de divulgar pesquisa sobre a popularidade do prefeito petista. É devastadora. Sua avaliação é a pior que já teve (e a anterior já era baixíssima): dos 15% entre ótimo e bom, em 2015, caiu para 13%. O desgosto com Haddad (avaliação ruim ou péssima) subiu de 40% para 56% em um ano. Os que o avaliavam como Regular caíram de 45%, há 12 meses, para 31%. 

A menos que ocorra uma improvável reviravolta, Haddad logo deixa de ser conhecido como o prefeito Suvinil (por adorar passar tinta no chão da cidade) e ganha o apelido de Haddad, o Breve.

Escorregando

Haddad vem mal nas pesquisas faz tempo. Em outubro, já era o campeão da rejeição: 71,5% dos entrevistados disseram que não votariam nele em hipótese alguma (contra 5,9% que votariam nele com certeza). O ex-presidente Lula, que criou Haddad como candidato, tem dado conselhos ao prefeito, mas se queixou a vários amigos de que não adianta: ele não ouve ninguém. 

Comparando

Talvez o motivo não seja este. Mas pode ser que o Brasil esteja mal por ter um Governo inchado. Nos Estados Unidos, há dois senadores por Estado. No Brasil, três. Nos EUA, são 435 deputados federais para 300 milhões de habitantes. No Brasil, 513 para 200 milhões de habitantes. A Suprema Corte tem nove ministros, com 320 funcionários; o STF tem onze ministros, com 1.600 funcionários. O presidente Obama tem 19 ministros. 

A presidente Dilma teve 39. Hoje tem 39, já que ministérios supostamente extintos mantêm intacta sua estrutura.

carlos@brickmann.com.br
Twitter: @CarlosBrickmann

Vontades do faraó. Por Ruy Castro

Publicado originalmente na Folha de S. Paulo, página 2, edição de 18 de janeiro de 2016


O Centro do Rio tem uma região delicada, de prédios baixos e com 250 anos de história, entre a Lapa e a praça Tiradentes. Nas últimas décadas, ela tem sido estuprada por empresas públicas e particulares, com o aval das administrações. Quarteirões foram abaixo para a abertura de grandes espaços estéreis; a abominável nova Catedral humilhou e ananicou os Arcos; e desmontou-se o morro de Santo Antonio para abrir a avenida Chile e fazer dela um feudo das estatais. 

Foi nela que a Petrobras plantou a sua sede, um dos edifícios mais horrendos da galáxia. Seguiram-se o do BNDES e o do extinto BNH, hoje servindo à Caixa Econômica, que ferem os olhos à distância. Exceto a Barra, nenhuma outra região do Rio lembra tanto Brasília. É a herança maldita de Le Corbusier e seus discípulos. 

Até há pouco, com o dinheiro jorrando do petróleo e enchendo as burras do poder, faziam-se planos faraônicos para a avenida Chile. Um deles, no primeiro governo Lula, era a construção de um anexo para a Petrobras na rua do Senado, ali perto - esta, berço do barão do Rio Branco, da Banda do Corpo de Bombeiros do maestro Anacleto de Medeiros e de conspirações anarquistas. 

O anexo - só agora se ficou sabendo - seria um prédio de 150 andares, com 400 m de altura (100 a mais do que o Pão de Açúcar), ao custo de alguns bilhões, a ser construído por uma empreiteira indicada por Lula. A informação é do delator Nestor Cerveró, que a teria ouvido do ex-diretor de Serviços da estatal, Renato Duque, ambos hoje residentes em Curitiba. 

O faraó queria uma pirâmide, que, por algum motivo, não se concretizou. Em seu lugar, em 2013, a Petrobras inaugurou um prédio "menor", mas, ainda assim, o maior centro empresarial do país, com 70 andares divididos em quatro torres. O faraó não se contenta com tumbas modestas. 

Ruy Castro* - É jornalista e escritor. Já trabalhou nos jornais e nas revistas mais importantes do Rio e de São Paulo. Considerado um dos maiores biógrafos brasileiros, escreveu sobre Nelson Rodrigues, Garrincha e Carmen Miranda 

Ministro tonto

O ministro Nelson Barbosa (Fazenda) é do tipo que não se constrange de falar bobagens. Ele defendeu a CPMF e ainda teve a ousadia de afirmar que “é a população que escolhe” os impostos que paga.

Itaú Unibanco diz que imobilismo atual levará o Brasil a desastre igual ao da Grécia




O vice-presidente do Itaú Unibanco, Ricardo Marino, afirmou em Davos, na Suíça, que a reforma no País "precisa ser mais drástica agora, porque se você não faz nada agora, em alguns anos o Brasil se tornará a Grécia da América Latina, e não queremos que isso aconteça".

Filho de Milú Villela, o herdeiro mostrou uma visão bastante pessimista ao destacar também que o segmento de crédito corporativo está se deteriorando:

- A oferta de crédito está diminuindo porque os bancos estão mais avessos ao risco.

Ele concluiu:

- Começamos a ver deterioração do crédito no segmento corporativo, no middle market e, como o desemprego segue crescendo, também deve afetar o varejo ao longo deste ano.

Políbio Braga

The Sopranos



O compositor Jaques Wagner tem uma soprano na OAS.

A Folha de S. Paulo informa que a filha do ministro da Casa Civil, Mariana Wagner, é gerente de recursos humanos do estaleiro Enseada, que pertence às empreiteiras baianas OAS, Odebrecht e UTC.

Na semana passada, a IstoÉ já havia revelado que Jaques Wagner e um de seus filhos se reuniram com Ricardo Pessoa, da UTC, para tratar daquele mesmo estaleiro.

É uma família de verdade.

O Antagonista

Todos os recordes de fiascos foram batidos pelo PT. É a Santíssima Trindade: Incompetência, Cara de Pau e Safadeza.

QUE PONTO CHEGAMOS!- Juiz envia notificação e pede a Dilma para depor 'com brevidade' na Zelotes