sábado, 3 de setembro de 2016

Sistemas absolutistas

O problema mais gritante de sistemas absolutistas, como os Dez Mandamentos, é que, quando há mais de uma regra absoluta, torna-se possível o surgimento de conflitos entre elas. Assim, poderíamos perguntar se é algo apropriado assassinar para prevenir um roubo. É permitido roubar para prevenir um assassinato? Deveríamos mentir se tivéssemos uma boa razão para acreditar que a verdade faria com que o indivíduo morresse de ataque cardíaco? É apropriado mentir para evitar ser assassinado? É lícito quebrar o sábado santo para salvar a vida de alguém? Seria correto roubarmos um carro se soubéssemos que isso evitaria que seu dono trabalhasse no sábado santo ou matasse alguém? Deveríamos honrar a vontade de nossos pais se eles nos pedissem para quebrar algum dos outros mandamentos? Deveríamos roubar nossos pais se, ao fazê-lo, talvez estivéssemos prevenindo um assassinato? Todos os tipos de dilema como esses são possíveis. (…) Isso demonstra que não podemos viver baseados em princípios absolutos e abstratos. Precisamos relacioná-los à vida e às necessidades humanas. — Frederick Edwords

EDUCAÇÃO- Conforme as atitudes dos pais, no lugar de uma “criança’ eles acabam criando uma ‘crionça’. (Içami Tiba, Anjos Caídos)

LEITURA- Pesquisa revela que brasileiro é o maior leitor mundial de prospecto de pizzaria

CIÊNCIA- Pesquisadores confirmam a existência de São Jorge. Foi encontrada numa cratera na lua uma tonelada de esterco do cavalo do santo.

“O ingênuo só ouviu falar de laranja fruta. Por certo nem desconfia que existe laranja que leva ao xilindró.” (Eriatlov)

“Eu só saio com mulher feia para parecer mais bonito.” (Chico Melancia)

“As víboras humanas passam seus venenos no chocolate.” (Filosofeno)

“Um tolo quando sobe alguns degraus na escala da vida já pensa que é um pavão.” (Filosofeno)

Dilma hors concours

Dilma hors concours

Vil nutridora de mazelas
Observas bem a vala em que nos jogas
Atenta para o desempregado que se desespera
Ante o filho com fome
Veja os milhões que são instados permanecer sem futuro
Como bolsista do miséria voto
Sem contrapartida para evoluir
Mas não te preocupes
Teu lugar no rodapé da história está garantido
Como a poderosa mais burra
Entronada na terra descoberta por Cabral.

O fiasco da campanha petista - EDITORIAL ESTADÃO


O fiasco da campanha petista - EDITORIAL ESTADÃO



ESTADÃO - 03/09
A campanha de desinformação liderada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela presidente cassada Dilma Rousseff e por seus simpatizantes mundo afora, a título de denunciar um certo “golpe” no Brasil, foi amplamente desmoralizada por Estados Unidos, China e Argentina. Os governos americano e chinês, que lideram a economia global, e o governo da Argentina, principal parceiro comercial do Brasil na América do Sul, trataram de reconhecer Temer como presidente de fato e de direito, e com a nova administração brasileira pretendem tocar a vida adiante.

Assim, a desvairada tese do “golpe” só sobrevive na boca dos incautos, dos intelectuais e artistas divorciados da realidade, dos chefes de Estado bolivarianos e dos petistas destituídos das preciosas boquinhas federais.

Logo depois do desfecho do impeachment e da posse de Temer, segundo informou o Palácio do Planalto, o secretário de Estado americano, John Kerry, enviou mensagem ao novo presidente dizendo que os Estados Unidos confiam na manutenção do forte relacionamento com o Brasil.

O porta-voz do Departamento de Estado americano, John Kirby, em entrevista coletiva, informou que, no entender do governo americano, tudo se deu “de acordo com o ordenamento constitucional do Brasil”. Questionado por um repórter fiel à versão do “golpe”, que lhe perguntou mais de uma vez se o governo americano não tinha mesmo nenhuma preocupação a respeito do impeachment, Kirby foi enfático: “Esta é uma questão interna do Brasil, e eu acho que você deveria procurar as autoridades brasileiras para colher informações sobre o assunto. E nós acreditamos que as instituições democráticas do Brasil atuaram de acordo com a Constituição”.

Na China, onde acontece a reunião do G-20, Temer foi recebido pelo presidente Xi Jinping. Num encontro de 40 minutos, o líder chinês expressou o desejo de fazer diversos negócios com o Brasil. Qualificou Temer como “amigo”.

Por fim, o governo da Argentina, que já havia respaldado o governo interino de Temer, expressou seu respeito pela decisão do Congresso de destituir Dilma e reafirmou sua “vontade de continuar pelo caminho de uma real e efetiva integração, no marco do absoluto respeito aos direitos humanos, às instituições democráticas e ao direito internacional”. Outros países sul-americanos, como Peru, Chile e Paraguai, foram na mesma linha.

Já o Equador, a Bolívia e a Venezuela, países governados por autocratas inspirados na cartilha antidemocrática chavista, convocaram seus embaixadores no Brasil – uma dura medida diplomática – em protesto contra o desfecho do processo de impeachment, que eles chamam de “golpe parlamentar”. Para Nicolás Maduro, responsável pela transformação da Venezuela em um inferno, “esse golpe não é apenas contra Dilma Rousseff, é contra a América Latina e países do Caribe, é um ataque contra os movimentos populares, progressistas, contra os partidários das ideias de esquerda”.

Enquanto isso, Lula, provavelmente consciente de que as principais potências mundiais e os mais importantes parceiros regionais do Brasil já reconheceram o governo Temer, tenta desesperadamente angariar ainda algum apoio internacional. Ele enviou uma carta a governantes e ex-governantes com quem se relacionou quando foi presidente, na qual diz que o impeachment não passa de uma ação das “forças conservadoras” para “impedir a continuidade e o avanço do projeto de desenvolvimento e inclusão social liderado pelo PT”. Nem é o caso de perder tempo com as inúmeras mentiras do texto. O que importa é notar que a carta se presta a denunciar a perseguição de que Lula se diz vítima, pois está claro, a esta altura, que está chegando o momento em que o chefão petista terá de prestar contas de suas maracutaias à Justiça.

Ao fim e ao cabo, parece mesmo não haver alternativa a Lula e a seus colegas latino-americanos inimigos da democracia – não por acaso os únicos a defender Dilma – senão esperar que o mundo seja acometido de um surto de ingenuidade e lhes dê ainda algum crédito.

“Meu reumatismo não anda mais só. Arrumou a companhia de um bico de papagaio.” (Nono Ambrósio)

Fidel, o filho da mãe

“Fidel Castro nasceu fora do casamento na fazenda de seu pai em 13 de agosto de 1926. Sua mãe era amante, depois se tornou esposa do pai. E até hoje o povo cubano paga um alto preço por esses momentos de tesão irresponsável.” (Mim)

Fidel

“Fidel Castro nunca foi eleito através de eleições diretas, não permitiu a criação de partidos de oposição, nem liberdade de imprensa, mas para muitos patudos Cuba é uma democracia.” (Mim)

E como diz a minha avó noveleira: Meu neto, teu avô era pau para toda abóbora!

“Alguns momentos são inesquecíveis. A primeira tunda de cinta então...” (Climério)

“Divertimento? A Nona só quer saber de rezar. Acho que agora está fazendo o curso para santa.” (Nono Ambrósio)

“A minha mãe ainda está procurando o filho que ela pediu para Deus. Veio trocado.”(Climério)

A GAZETA DO AVESSO- Evo e Nicolás Maduro participarão de um curso na Correia do Norte, curso que será ministrado por Kim. Título: A IMPORTÂNCIA DAS ALGEMAS NO CONTROLE DA IMPRENSA

A GAZETA DO AVESSO- Cuba vai emprestar dinheiro para o Brasil.

TEMPESTADE

TEMPESTADE

O manto da noite cobriu a cidade dos que não voltam e trouxe junto vento, chuva e granizo. Flores mortas que cobriam as casas seguiram o vento; as que ficaram foram despedaçadas.  Depois a lua surgiu e iluminou os destroços de metal, plástico, madeira e cimento espalhados pelos estreitos corredores e becos. Um pássaro tardio na fuga jazia sobre o brilho do mármore no berço de um ilustre  filho da terra. A cruz mestre tombou sobre velas apagadas e pequenos vasos que estavam sob seus pés. Sobrou apenas um miseravelzinho do qual  o limo já tomava conta. Dois mendigos que dormiam num jazigo-hotel  conseguiram sair ilesos, pois o dito fora construído com material de primeira e obrado por mãos de quem sabia o que estava fazendo, sendo que   não havia goteiras tampouco corrente de vento. Estiveram bem seguros durante o evento da tempestade. Já  pequenas árvores também foram vítimas e se deitaram sobre túmulos com que num abraço. Logo ao lado na cidade vida, na cidade barulho, na cidade luz, nada, nem mesmo um ventinho soprou naquela noite. Muitos tentaram explicar, mas ninguém convenceu.  Alguns mentirosos criativos dizem ter visto a figura do demônio soprando sobre o cemitério as nuvens da tempestade. Dizem...

CUBA, BOLÍVIA, VENEZUELA E EQUADOR: A FONTE SECOU por Percival Puggina. Artigo publicado em 02.09.2016

Assim como o Renascimento deve muito à atividade dos mecenas, membros abastados da elite daqueles tempos, assim também existe, há anos, um mecenato político vermelho. Nesse sentido, está a merecer estudo a atividade da Secretaria de Relações Internacionais do PT. Foi dali que saiu o senhor Marco Aurélio (top top) Garcia para determinar, até bem pouco, tudo que realmente importava no Itamaraty. Graças a essa interferência de um partido nas relações externas do Brasil, nosso governo, desde 2003, esteve para os articulados no Foro de São Paulo mais ou menos (não é uma analogia perfeita) como a Rússia para seus países satélites.
Havia uma coincidência ideológica, de estratégia e de interesses. Unidos por objetivos de conquista e preservação do poder, esses grupos políticos, no início do século 21, descobriram que era mais fácil e menos perigoso fazer a revolução pelo voto, valendo-se da democracia para destruí-la, do que pela insurgência. Seguiram todos pelo mesmo caminho e vinham se dando bem. Unia-os a veneração às barbas de Fidel, o desejo de reproduzir nos respectivos cercados a longevidade da dinastia Castro, a antipatia pelos Estados Unidos, o discurso de ódio aos machos de pele branca da classe média para cima e, claro, desastrosas políticas econômicas de intervencionismo estatal.
Lula, e depois Dilma, se tornaram os mecenas do clube. Passaram a financiar obras públicas a juros que nós subsidiávamos, a contratar presumidos médicos cubanos, a permitir que tomassem instalações da Petrobrás na Bolívia, a pagar acima do contratado por energia paraguaia de Itaipu, a doar (como se vê em vídeo que recentemente postei em (www.puggina.org/videos) milhares de toneladas de cereais. Por essas e muitas outras, os membros do clube bolivariano reuniam-se frequentemente para ouvir os dois mecenas. Recebiam-nos com brilho nos olhos, como se o tamanho da nossa economia fosse sinônimo de riqueza disponível e socializável e os escutavam como estagiários diante de Bill Gates.
Se você, leitor, crê que aqueles atos de generosidade petista tinham alguma relação com solidariedade internacional, está muito enganado. Nosso governo lixava-se para uruguaios, paraguaios, argentinos, bolivianos, equatorianos, venezuelanos, nicaraguenses e cubanos. Sua solidariedade se dirigia aos governantes desses países. Tanto era assim que se desinteressava imediatamente tão logo o poder local trocasse de mãos.
Agora que a casa caiu, a fonte secou e a boca livre acabou, os governos de Cuba, Bolívia, Equador e Venezuela fazem beicinho e reclamam porque o Brasil retirará o apoio que prestava àqueles tiranos explícitos ou disfarçados.

O PORRE DA DULCE BEATA

O PORRE DA DULCE BEATA
A Dulce beata
Tomou um porre na quermesse
E ouve lá quem dissesse que era paixão por um sacerdote
Por sinal um rapazote
A Dulce com o porre foi ficando de língua solta
E jogou para cima suas ferramentas orais
Derrubou na igreja flores e castiçais
E acabou até ofendendo um compadre
E no larga e segura
Tirou sua calcinha
E foi se sentar no colo do padre.

MUTILADORES

MUTILADORES

Este povo mente
Repetidamente mente
Para permanecer no poder
A moral foi para o baú
O importante é a permanência
Para garantir à descendência
Banhos em moedas d’ouro
Porém o mais triste
É ver o dito sabido e também o ignorante nato
Votando nos seus algozes
Para no amanhã se tornar capacho
Dos vermelhos mutiladores de asas.

INSETOS

INSETOS

Como gosmentos insetos
Os inaptos se agarram ao poder
Não podendo contar com seus talentos
Para uma ascendência decente
Urge aos jumentos
A prática na administração
Da velha arte do puxa-saquismo
Desprezada por quem é capaz.

CÃO BRAVO

CÃO BRAVO
Naquela casa havia uma placa
Dizendo para ter cuidado com o cão bravo
Mas depois algumas desavenças entre vizinhos
Descobriu-se que o cão não era de nada
E que quem mordia mesmo era o seu dono.

NADAS

NADAS

Somos insignificantes para o universo
Um nada no todo
Mas diante de alguns valores da sociedade humana
Alguns serem se embriagam na fonte da vaidade
E vão construindo pela vida castelos de areia
Que se desmancham com o sopro da morte.

É PRECISO DUVIDAR

É PRECISO DUVIDAR

Quem não duvida 
Engole o pronto 
Gosto é gosto 
Até se discute 
Absorvido o pronto 
O pensar não repercute
Morre no ser que o recebeu 
Como verdade absoluta.

“A ciência está longe de ser o instrumento perfeito de conhecimento. É apenas o melhor que temos.” (Carl Sagan)

“Fazer filhos sem pensar e depender das creches do estado: Trepar é fácil, o duro é sustentar a prole.” (Mim)

AMEDRONTADO

AMEDRONTADO

Ainda criança fui amedrontado por demônios
Inoculados na mente pela santa madre igreja
Tendo no medo da morte dos pais
Todo o terror da danação eterna tão declarada
Não foram poucas as noites
Que esse pensar levou o sono embora
Trazendo para meu leito  inquietude e sofreguidão
Enquanto isso lá na paróquia
Dormiam serenos os mentirosos de batina
Inclusos na boa vida
Enquanto a mentira que pregam reinar.

A política brasileira é como uma baralho velho, sabe como é, desgastado e com cheiro de ranço.

Loucademia do Impeachment. Coluna Carlos Brickmann Edição dos jornais de Quarta-feira, 31 de agosto

Dilma, nos debates: "Discordo que a Constituição proíba, pois quando ela proíbe ela permite que se faça ela".

José Eduardo Cardozo, ex-ministro da Justiça, advogado de defesa de Dilma, disse em sua peroração que ela foi presa porque lutava contra a democracia. Pura confusão: ela lutou contra a ditadura, mas não por ou contra a democracia. Queria mesmo uma ditadura comunista, estilo cubano.

Dilma, respondendo ao senador Ricardo Ferraço: "Considero que essa sua acusação é improcedente. Acho que ela é aquela mentira que não tem base na realidade, ou seja, ela não expressa a verdade dos fatos".

O excelente repórter Ricardo Cabrini entrevista o traficante Fernandinho Beira-Mar, no SBT. Pergunta: "Que é que dá mais dinheiro, tráfico de armas, cocaína ou maconha?" Fernandinho Beira-Mar: "A política".

José Eduardo Cardozo chorou, dizendo "é injustiça, é injustiça". Mas é maldade dizer "não condene aclienta de Cardozo senão ele chora".

Folha de S.Paulo diz que uma universidade francesa e uma americana convidaram Dilma para estudar. Segundo o portal O Antagonista, é a primeira vez que um presidente é chamado para ser aluno, e não professor.

Mas talvez não haja nenhuma indelicadeza das faculdades, apenas um erro na passagem de uma língua para outra. O convite a Dilma não deve ser para estudar, mas para ser estudada.
O Manda-Chuva

José Eduardo Cardozo diz que a História se encarregará de inocentar Dilma. Pois é: que fazer se ele, o advogado de defesa, não conseguiu?
Chico no julgamento

Chico Buarque de Holanda, convidado por Dilma, compareceu ao julgamento, e para isso abriu mão de seu obrigatório (quando está no Brasil) futebol das segundas-feiras. Não deu certo: houve filas de gente para tirar selfies com ele, o que ofuscou a presença de Lula.

O problema é que, se os senadores se aproximassem de Lula, talvez pudessem ser convencidos a votar por Dilma. Já Chico, petista roxo, não consegue mudar o voto de um senador sequer, nem tirando selfies em ritmo industrial.
Amanhã...

E, já que falamos em Chico Buarque, como será o amanhã com Temer e sem Dilma? Sem Dilma, melhor: independente das motivações jurídicas para impichá-la, ela criou uma imagem de confusão gerencial, autoritarismo, voluntarismo, de não levar em conta a realidade econômica, de achar que o Governo deve gastar o que ela decide, que o dinheiro aparece. Sem Dilma, empresários e investidores talvez se sintam em melhores condições de arriscar seu capital.

Já Temer depende de Temer.

...há de ser...

Até agora, Temer prometeu reformas, limitação nos gastos públicos, mão forte para sua boa equipe econômica. Mas na hora da verdade, liberou amplos aumentos para setores já bem aquinhoados, falou de reformas mas não as fez, falou muito sobre redução dos gastos públicos mas não contrariou ninguém que estivesse reclamando bons aumentos de salários. A desculpa é que não poderia perder apoios na votação do impeachment.
...outro dia

Com mão firme, Michel Miguel Temer Lulya pode repetir o mandato de Itamar Franco, vice que assumiu com o impeachment de Collor e deixou como legado o Plano Real, que estabilizou a moeda. Com mão de PMDB, pode repetir o período de José Linhares, presidente do Supremo que assumiu após a queda da ditadura de Getúlio Vargas, e se dedicou a nomear parentes.

Popularmente, espalhou-se o slogan "Os Linhares são milhares." Atribuía-se a ele a frase segundo a qual sua experiência política duraria pouco tempo, mas com a família teria de conviver a vida inteira. Linhares ficou na História, mas, em termos de biografia, pelo motivo errado. A escolha sobre seu papel na História cabe apenas a Temer.
Lava tudo

O procurador-geral Rodrigo Janot já disse que não tolera o vazamento de delações premiadas. Então terá um problema e tanto: sua vice procuradora Ela Wieko foi fotografada com faixas pró-Dilma e gritando Fora, Temer numa manifestação em Portugal. Até aí o problema é menor. Mas, ao dizer aos repórteres que não se sentia bem com Temer na Presidência, acrescentou: "Ele está sendo delatado. Eu sei."

Cadê o sigilo? E é ela que cuida da Operação Acrônimo, que envolve o governador de Minas, Fernando Pimentel, um dos mais próximos amigos de Dilma.
De alto a baixo

O MP do Paraná abriu processo contra a Federação Paranaense e a empresa BB Corretora, que puseram à venda o dobro da lotação do estádio Willie Davis. Dono da BB: deputado Ricardo Barros, ministro da Saúde.

Duque relata à Lava Jato reuniões com Lula para discutir roubalheiras na Petrobrás

Ex-diretor da Petrobras está muito próximo de fechar acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal. Ele é o primeiro líder do PT que se dispõe a romper a lei mafiosa do silêncio adotada pelo Partido para fugir dos crimes cometidos. Renato Duque deda Lula e Dilma.

Segundo o depoimento de Duque, indicado pelo PT ao cargo da companhia, essas reuniões ocorreram na sede do instituto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Ele está em negociações avançadas de um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF) em Curitiba e disse ter como provar o que relata.

De acordo com a reportagem da revista Vejas, hoje, o ex-executivo “já prestou informações escritas aos investigadores por meio de anexos elaborados por seus advogados” e o “material é considerado relevante”. Os procuradores da força-tarefa devem receber outros papéis com novas informações a partir de 8 de setembro.


O jornal Valor também “apurou que Duque fez um relato sobre o que chamou de verticalização das ordens de comando na Petrobras. Segundo ele, as decisões tomadas pela estatal que – deveriam obedecer a critérios técnicos – eram ordenadas com viés político.”

As delações de Renato Duque atingem também Dilma Roussef, que mandou direta ou indiretamente na Petrobrás, inclusive como presidente do Conselho de Administração. 

PB

RS- Simon e Ferrari denunciam Luciana e Pont por ataques ao PMDB de Porto Alegre.Veja as imagens.

Simon e Ferrari denunciam Luciana e Pont por ataques ao PMDB de Porto Alegre.Veja as imagens.

CLIQUE AQUI para examinar video que mostra o tamanho da selvageria produzida por militantes e dirigentes do PT e do Psol. O material está no Facebook da deputada do PPS, Any Ortiz. Ela informa que viu o video e que é possível identificar claramente cada participante. Faça você mesmo o teste, leitor. 

O próprio senador Pedro Simon foi até o TRE para responsabilizar o PT e seu aliado Psol pelos ataques terroristas praticados contra a sede do PMDB de Porto Alegre. Ele acompanhou o presidente do Partido, Antenor Ferrari.

No local funciona o comitê de campanha de Sebastião Melo.

Ele também procuraram o Ministério Público Eleitoral.

O caso também está sendo investigado pela 1a. Delegacia.

Foram entregues fotos e videos que registraram os ataques, inclusive fotografias dos militantes e líderes do PT e do Psol. Filmes e fotos registram a presença de Raul Pont, candidato do PT, durante boa parte da manifestação inicial.

PB

Pata de coelho dá sorte? Para o coelho deu?

A cada nova eleição eu não sei o que ficar pior: se os candidatos ou os eleitores.
“A imbecilidade não tem fronteiras.” (Eriatlov)
“O bom perdoa; o mau executa o bom; o justo impede o mau de agir usando a força necessária.” (Eriatlov)

SPONHOLZ


RS CONTRA O CRIME- Sartori anuncia antecipação da contratação de 990 policiais

Finalmente acordou o Lesmão.

APERTANDO O SAPO- Justiça de SP decide manter caso do triplex de Lula com Sérgio Moro

OS CORRUPTOS E IGNAROS TÊM ADMIRADORES- Raul Pont vai liderar "carinhaço" que PT e PCdoB preparam para Dilma Roussef em Porto Alegre

Delcídio Amaral vai a Sérgio Moro e delata Lula como o líder da quadrilha do PT que roubou a Petrobrás

Delcídio Amaral vai a Sérgio Moro e delata Lula como o líder da quadrilha do PT que roubou a Petrobrás

Era para serem amigos para sempre.


O ex-líder do governo Dilma Roussef no Senado, Delcídio Amaral, passou dois dias em Curitiba, quarta-feira e ontem, depondo na Justiça Federal, voltou a afirmar que Lula é não é apenas o maior beneficiário do sistema de corrupção descoberto na Petrobrás, como foi o líder de toda a organização criminosa, comandando tudo com mão de ferro.

Segundo o jornalista Lauro Jardim, O Globo de hoje, o juiz Sérgio Moro queria saber tudo sobre um único personagem:

Luiz Inácio Lula da Silva.

Delcídio do Amaral contou como a trama criminosa foi organizada e implementada, revelando detalhes escabrosos sobre a parceria de Lula com Dilma nos atos de pilhagem da Petrobrás. 

PB

“Presidenta inocenta ou presidanta ignoranta? Tudo é norma culta quando se é petista.” (Mim)

“É fácil saber por onde a esquerda passou, pois plantam espinhos e deixam estragos nas flores.” (Mim)