domingo, 5 de julho de 2015

“De Papas, pastores e advogados estamos cheios. Temos alguns juízes, mas só de 3ª instância.” (Satanás Ferreira)

“Pedro, pergunte ao Satanás se posso mandar uns chatos. Não suporto mais essa turma que só deseja fazer novenas.” (Deus)

“Já fui amado, odiado, fidelizado e chifrado. Entendo da vida, nada me perturba.” (Climério)

“Minha calvície não é hereditária. O roçar entre virilhas balzaquianas causou-me este mal precoce.” (Climério)

“Todos os caminhos levam para algum lugar. Inclusive para PQP!” (Mim)

“O que existe depois da morte é conta a pagar na funerária. E deu.” (Pócrates)

“Desde quando vagabundagem é um problema social?” (Mim)

Caio Blinder- A vitória de Pirro e outras metáforas gregas

O consolo para a gente escrever sobre a inesgotável crise grega é a inesgotável fonte de metáforas gregas. O Não teve uma vitória avassaladora no referendo, o greferendo tecnicamente sobre as condições para o socorro do país (referendo confuso), mas que, no final das conta,s foi sobre a própria permanência da Grécia na zona do euro e eventualmente na União Europeia.
Vitória de Pirro para o governo do primeiro-ministro Alexis Tsipras. Ele calcula que sai mais forte do referendo para negociar com os europeus, que depende da hora são chamados de nazistas (traduza-se Angela Merkel) ou terroristas por ele e seu ministro das Finanças Yanis Varoufakis. Em outras horas, o tom é conciliatório. Qual será o tom ao longo de uma semana que promete ser muito tumultuada?
Com o Não não é exagero vislumbrar o colapso da economia grega a curto prazo. O que farão os europeus para acalmar as coisas? Concessões europeias aos gregos abrem uma caixa de Pandora. Se os europeus concedem para a Grécia e depois? Não estamos falando apenas da caixa de Pandora econômica, mas política.
Tsipras arrota que o voto foi uma prova de democracia e que os burocratas europeus precisam engolir. Sim, podem engolir e eventualmente vomitar. A Grécia é berço da democracia e o N ão foi um berreiro lá no berço, um choro desesperado de um país quebrado economicamente e alquebrado emocionalmente. Com 25% de desempregados, o voto não é exatamente cerebral, é uma catarse.
Mas, a Europa também é democrática. Tsipras se acha dono de um mandato, mas e os outros países da zona do euro? Seus dirigentes também têm mandatos democráticos, respondendo a Parlamentos e a eleitores, que estão cheios das artimanhas, subterfúgios e chororô dos gregos, embora Tsipras tenha apoio de partidos e grupelhos extremistas na Europa, de esquerda e de direita.
Existe um ritmo europeu para negociar e obviamente é burocrático e cheio de regras. Afinal, a zona do euro e a mais ampla União Europeia são compostas por 19 e 28 países, respectivamente. Democracia é um processo penoso, mais do que um voto de protesto, um berro de desespero lá do berço da democracia.
A vitória do Não foi avassaladora. A leitura instântanea é que aumenta de forma avassaladora a probabilidade de saída da Grécia da zona do euro. Esta á a lógica, mas ainda existe um cálculo sobre o custo sobre a saída grega do clube e a preocupação de que não seja acidental ou traumática.
Não sabemos como irá terminar esta odisseia.

NÃO NOS MIXAREMOS! ENGORDAR CHUPINS É CONOSCO MESMO!- Governo brasileiro tem 24.000 cargos de confiança; EUA, 8.000; França, 4.800

DEFUNTO FUJÃO

DEFUNTO FUJÃO

Há anos Herneus anos era proprietário de funerária, na verdade herança do pai. Ele também era responsável por embelezar os mortos. Maquiava os corpos com estilo, deixando o morto com aparência de quase vivo; sem dúvida um artista dos cadáveres. Mas há acontecimentos inusitados mesmo para quem lida com gente que não berra. Estava ele na sala de ajustes maquiando um velho defunto que acabara de chegar, quando foi chamado ao telefone na outra sala. Quanto voltou minutos depois para dar continuidade ao trabalho, o defunto havia sumido. Entrou em contato com a família do dito para informá-los do ocorrido e chamou a polícia. Uma confusão sem tamanho, ninguém conseguia explicar o sumiço do corpo. A família, em vez de se preocupar com o morto fujão, falava em processar o dono da funerária por negligência. Mas quem iria roubar um defunto, ou, como um morto poderia fugir?Correndo? Voando?
Horas depois tudo foi esclarecido: o hospital da cidade informara à polícia que cometera um engano: o defunto verdadeiro ainda estava no hospital aguardando para ser retirado. O que eles haviam mandado era um pobre homem anestesiado que aguardava por cirurgia. Que por sinal fora visto correndo pelado pelo interior do município.

Quem é que monta o Nicolás Maburro nas carreiras venezuelanas?

“Assombração? Esse apelido foi colocado por minha mãe depois que matei um tio de susto.” (Assombração)

“Em vez de históricos, Maduro e Lula são personagens histriônicos.” (Mim)

“Em casa de pulga o que não pode faltar é cachorro.” (Climério)

“Não é do meu interesse dormir no emprego.” (Gentil Coveiro)

2018 em Cuba

“Em 2018 deverá assumir o governo de Cuba Miguel Díaz-Canel. A diferença dele para Raul é apenas de idade. Pouco mudará nosso país com este baba-ovo no poder.” (Cubaninho)

Amar é... Chamar ela de ‘meu bem’ enquanto tenta se lembrar do nome.

ESPIÃO ALIENÍGENA

Espião alienígena esteve estudando Dilma. Relatório final sucinto: 
“Estudo da dirigente indica que teremos sérios problemas para educar esse povo. Se a líder é isso aí, imagine então o resto. Esqueçam! “