quinta-feira, 9 de abril de 2015

Rodrigo Constantino- Ainda a terceirização: pelegos x Brasil

Por João Luiz Mauad, publicado no Instituto Liberal
Sem dúvida nenhuma, o maior mérito do Projeto de Lei aprovado ontem no Congresso, que regulamenta a contratação de serviços terceirizados no país, é retirar dos ombros do empresariado nacional a ameaça absurda criada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), em 2011, através da edição da famigerada Súmula # 331.
De acordo com aquela súmula absolutamente retrógrada e extemporânea, exceto as atividades de segurança, limpeza e outras consideradas “atividades meio” da empresa tomadora, qualquer contratação de trabalhadores por empresa interposta é ilegal.  Com base nela, os tribunais do trabalho de todo país vinham emitindo as decisões mais estapafúrdias, criando um ambiente de profunda instabilidade jurídica nos contratos de trabalho e prestação de serviços, principalmente porque, ao contrário do que pensa o TST, é muito complicado, nas economias modernas, estabelecer exatamente o que seriam atividades fim e atividades meio. Senão, vejamos:
Na verdade, o que a Telefônica fez foi subcontratar determinados serviços a prestadoras menores, com funcionários devidamente registrados, de acordo com a lei trabalhista em vigor.
Qualquer calouro de curso de administração sabe que, operacionalmente, seria um absurdo que empresas do porte da Telefônica executassem todos os serviços previstos em seu escopo de atividades de forma vertical.  É muito mais econômico e eficiente horizontalizar a operação, de forma que cada um dos terceirizados mantenha o foco na sua área, reduzindo custos e aumentando a eficiência.  A horizontalização, utilizada atualmente no mundo inteiro, beneficia empresas e consumidores, afetando negativamente apenas alguns sindicatos, agarrados a uma série de privilégios que legislações arcaicas lhes concede.
Tentemos explicar esse monstrengo de forma mais clara.  Tomemos uma empresa de construção civil.  Tal firma, quando constrói, por exemplo, um prédio de apartamentos, normalmente transfere diversas etapas da obra a empresas especializadas, ficando somente com a supervisão das mesmas.  Assim, a fundação, a estrutura, as instalações, a alvenaria, a pintura, etc. serão subcontratadas e entregues à execução de terceiros, especialistas em suas respectivas áreas.
Entretanto, todas aquelas atividades, tomadas ao pé da letra, seriam atividades consideradas “fim” de uma construtora.  Ocorre que, atualmente, principalmente devido à modernização dos processos construtivos, não faz nenhum sentido, nem técnica, nem economicamente, executá-las todas, de forma vertical.  Não seria arriscado dizer que, apesar da legislação retrógrada, são raríssimas as construtoras que, hoje em dia, ainda trabalham dessa maneira.
Arrisco dizer que a praticidade, a economicidade e principalmente a segurança das obras tornaram a Súmula 331 um verdadeiro dinossauro jurídico.  Essa mesma legislação anacrônica, entretanto, faz com que cada empresa construtora tenha uma ‘Espada de Dâmocles’ apontada para sua cabeça, sempre a espera que um fiscal ou procurador radical e/ou mal intencionado apareça de repente e aplique uma multa leonina, como no caso da Telefônica.
Os opositores do P.L. aprovado ontem batem na tecla de que tal lei irá “precarizar” as relações de trabalho, retirando do trabalhador alguns direitos sagrados.  Ora, tal alegação é absolutamente sem sentido, uma vez que quaisquer empresas que terceirizem serviços a outras estão sujeitas às mesmas obrigações trabalhistas e sociais que as demais.  O projeto prevê ainda que os empregados terceirizados tenham os mesmos direitos assegurados no local de trabalho aos funcionários da empresa contratante: alimentação em refeitório, quando for ocaso; serviços de transporte; atendimento médico ou ambulatorial nas dependências da empresa; e treinamento adequado quando a atividade exigir.
Em resumo, o país só tem a ganhar com a edição dessa lei.  Só quem perde são os pelegos de sempre.  Por isso, e somente por isso, temos visto tanta choradeira…

“Antes do PT tínhamos a corrupção ocasional individual. Eles conseguiram implantar a roubalheira sistemática coletiva partidária.” (Eriatlov)

AINDA DE CUECAS ARRIADAS, MAS VAMOS LÁ!- Câmara aprova fim de sigilo em empréstimos do BNDES

Leia aqui...http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/camara-aprova-fim-de-sigilo-em-emprestimos-do-bndes

AS CUECAS DO POVO AINDA ESTÃO ARRIADAS, MAS VAMOS LÁ!- Decisão do STF abre caminho para o fim da pensão vitalícia de ex-governadores

Em ação relativa ao Pará, juízes afirmam que o benefício fere os princípios da moralidade.

...Por anos miando na frente de um monitor tubo, do tempo do Bill Gates menino. Hoje, bem bicudo, tipo guri pançudo de calça nova, feliz na curtição do meu novo, como diria minha avó noveleira, monitor Pilipes 18.

“Ando mais só que porco-espinho em festa de balão.” (Climério)

“Amo os meus parentes, tanto que procuro morar bem longe deles.” (Limão)

“Ali Baba jamais faria parte de um governo do PT. Com certeza ele ficaria constrangido.” (Eriatlov)

“Deus disse:Faça-se a luz! O governo disse: arreganhe o do povo com o ICMS!” (Mim)

SIMPLIFIQUE E NÃO SOFRA- “Não importa se sua filha é lésbica. É só trocar genro por nora e fica tudo numa boa.” (Pócrates)

“Municipal, Estadual e Federal. Santíssima Trindade da Ladroagem Tributária.” (Eriatlov)

“Enquanto Jesus não volta espertinhos ficam milionários com tal enrolação.” (Mim)

“Trabalhei de guarda-noturno por seis meses. Não suporto mais, vou dormir. Só me acordem quando Jesus voltar.” (Chico Melancia)

“Não sou mau. Só queimo o que Deus me manda.” (Satanás Ferreira)

“Alguns vizinhos meus não tem apenas o rei na barriga. Engoliram também o trono.” (Climério)

”Algo que eles defendem (esquerdistas) e que eu não entendo: Se Cuba é um paraíso, por que as pessoas não são livres para sair de lá quando bem desejarem?” (Eriatlov)

BEM INFAME: “Ainda bem que nádegas é para sempre.” (Mim)

“Stálin adorava mandar dissidentes para morar na Sibéria. Pois aqui no inferno o colocamos para morar dentro de um freezer. Está até com o rabo congelado.” (Satanás Ferreira)

“A Venezuela servirá de colchão para o Brasil: Vai para o buraco antes de nós!” (Eriatlov)

A TROMBETA DOS ARREPENDIDOS- Eleitor da Dilma foi visto ontem num posto de combustível em Chapecó bebendo gasolina na bomba. E gritava: Eu mereço! Eu mereço!

“Sou muito emotivo. Quando uma mulher bonita me joga um beijo eu desmaio.” (Assombração)

“Tem muito velho sacana. Na fila do banco entra torto e rengo, mas nos bailões de terça e quinta é um pé de valsa.” (Josefina Prestes)

“A tal terceira idade é o reino das pelancas.” (Josefina Prestes)

“A santinha da minha rua sempre diz que sua vida sempre foi de casa pra igreja e vice-versa. Só não conta que no meio do caminho havia um bordel.” (Mim)

“O que alguns velhos têm contra o banho? Será medo de enferrujar?” (Mim)

“A paixão tem seu lado perigoso. A paixão provoca cegueira.” (Filosofeno)

“A marca registrada de um petista é não assumir seus erros. Com Dilmanóquia não é diferente.” (Mim)

“Governo de merda é assim: contra os caminhoneiros Força de Segurança e Polícia. Contra os abusos do MST vai comidinha na boca e talquinho na bunda” (Mim)

"O PT nem tomando um mar de Semancol irá se mancar. São bestas com torcicolo." (Mim)

"Para os governos imposto é igual coração de mãe: Sempre cabe mais um!" (Limão)

“A turma do Roubossauro Oil não é mole! Metem a mão e saem gritando pelas ruas: foram eles!” (Limão)

Tu deixarias o Vaccari Neto cuidar do teu dinheiro?

“A falta de autocrítica de Dilma tem o mesmo tamanho da sua burrice continental.” (Eriatlov)

“A esquerda faz a cagada e acusa os outros. Mas não adianta; a bunda suja entrega os realizadores da proeza.” (Eriatlov)

“A diferença entre Nicolas Maduro e Dilma? O sexo, pois a ignorância é a mesma.” (Mim)

“A confirmação que o comunismo é uma aberração está na Correia do Norte, confirmadíssima como o cú do mundo.” (Eriatlov)

Habituando-me aos novos elementos de navegação. Apanhando e aprendendo.

“Se me derem casa, comida, roupa, estudo, tudo em troca de tutela, da minha liberdade, eu digo: Deixem-me nu a beira da estrada!” (Eriatlov)

“Se todos os terneiros do rebanho quiserem mamar na mesma vaca ela morrerá de fraqueza. E assim acontecerá com o Brasil se não passarem cola no beiço dessa terneirada comunista que se apossou do nosso país.” (Mim)

“Não poderiam ser introduzidas na sociedade mudanças e infelicidade maior que esta: a lei convertida em instrumento de espoliação.“ (Frederic Bastiat)

“De tanto ver triunfar as nulidades estou até me acostumando.” (Mim)

“Na próxima vida espero nascer cachorrinho de madame. Este negócio de caçar é muito cansativo. E quem é que gosta de viver cercado de moscas?” (Leão Bob)

“A inspiração é um sopro que vai e que vem.” (Eriatlov)

Minha velha máquina morreu.Acabei de enterrá-la, pifou por completo. Em frente!