terça-feira, 15 de setembro de 2015

Portal Libertarianismo- O que é rent-seeking?

Rent-seeking” (em tradução livre, “buscar renda”) é uma das ideias mais importantes na Economia nos últimos cinquenta anos e, infelizmente, com um dos nomes mais inapropriados. Gordon Tullockcriou a ideia em 1967, e Anne Krueger a batizou e a observou de novo em 1974. A ideia é simples, mas poderosa. As pessoas “buscam renda” (seek-rents) quando tentam obter benefícios para elas mesmas através da arena política. Eles tipicamente fazem isso obtendo um subsídio para um bem que produzem ou por serem parte de uma classe particular de pessoas, obtendo um imposto alfandegário em um bem que elas produzem, ou através da criação de regulações que dificultam a vida dos competidores ou até mesmo impede a existência deles. Idosos, por exemplo, às vezes fazem lobby para que mais dinheiro seja destinado a seguridade social. Produtores de aço, algumas vezes, buscam restrições em importações de aço e eletricistas e médicos licenciados muitas vezes fazem lobby para manter regulações que restringem a competição por parte de médicos e eletricistas que não tem licença.
Mas por que os economistas usam o termo “renda”? [N. do T.: O termo “rent”, em inglês, tem como significado mais usual aluguel] Infelizmente, não existe uma boa razão. Foi David Ricardo que introduziu o termo “renda” na economia. Isto significa o pagamento para um fator de produção a mais do que é necessário para manter este fator no uso atual. Então, por exemplo, se eu estou sendo pago 150 mil dólares no meu emprego atual, mas continuaria no emprego desde que eu recebesse qualquer salário acima de 130 mil, eu estou obtendo 20 mil dólares em “renda”. O que há de errado com a busca de renda? Absolutamente nada. Eu estaria buscando renda (rent-seeking) se eu pedisse por um aumento. O meu empregador seria, então, livre para decidir se os meus serviços valem o que eu estou pedindo. Apesar de eu estar procurando renda ao pedir um aumento, não é isso que os economistas querem dizer com rent-seeking. Eles usam o termo para descrever pessoas que fazem lobby junto ao governo a fim de ganhar privilégios especiais. Um termo muito melhor é “privilege seeking” (busca de privilégios, em uma tradução livre).
O fato que as pessoas buscam fazer lobby junto ao governo por privilégios é conhecido há séculos. A contribuição de Tullock foi notar que também são gastos recursos para se obter privilégios, portanto, tais gastos diminuem os ganhos líquidos do beneficiário e causam ineficiência. Se, por exemplo, uma firma que produz aço gasta um milhão de dólares em lobby e propagandas defendendo restrições na importação de aço, independente da quantia que a empresa ganhe com as novas regulações, presumidamente mais que um milhão de dólares, isto não é um ganho líquido. Do lucro que ela obtiver, deve se subtrair o um milhão de dólares gastos na busca pela restrição. Apesar do fato de que este gasto pode ser visto como racional pela firma, partindo de um ponto de vista estreito, ele representa um gasto de recursos reais para obter transferências a partir de outras pessoas e é, portanto, uma perda econômica pura olhando como um todo.
Krueger (1974) descobriu, sem relação com a pesquisa de Tullock, a mesma ideia no estudo dela sobre economias pobres, nas quais os governos regulavam pesadamente a vida econômica do próprio povo. Ela mostrava que as regulações eram tão extensas a ponto de o governo ter o poder de criar “renda” igual a uma larga porcentagem da renda nacional. Na Índia em 1964, por exemplo, Krueger estimou que a regulação governamental criava “rendas” iguais a 7,3% da renda nacional. Na Turquia, em 1968, ela estimou que a “renda” criada a partir de licenças de importação eram aproximadamente 15% do Produto Nacional Bruto. Krueger não tentou descobrir qual a porcentagem dessas “rendas” eram perdidas na tentativa de obtê-las. Tullock (1993) timidamente argumentou que esses gastos em rent-seeking nas democracias não são muito grandes.
Leia mais
Krueger, Anne O. “The Political Economy of the Rent-Seeking Society.” American Economic Review 64 (1974): 291–303.
Tullock, Gordon. Rent Seeking. Brookfield, Vt.: Edward Elgar, 1993.
Tullock, Gordon. “The Welfare Costs of Tariffs, Monopolies and Theft.” Western Economic Journal 5 (1967): 224–232.
// Tradução de Daniel Coutinho. Revisão de Ivanildo Terceiro. | Artigo Original

Sobre o autor

henderson
David R. Henderson é research fellow na Hoover Institution e professor de economia na Escola de Pós-graduação Naval em Monterey, California. Ele é o editor de "The Concise Encyclopedia of Economics".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.