segunda-feira, 25 de junho de 2018

MILLÔR- FÁBULAS FABULOSAS

Sábias Divergências
Á maneira dos... siberianos

Dois homens de alta sabedoria se encontraram no meio de uma estrada estreita em Irks-Polustski. Um deles, vendo que o outro não lhe dava passagem, gritou: "Sai do meu caminho, filho de um cão pária e reco-reco!"
Ao que o outro reagiu: "Você, que jamais teve consciência do espírito e espírito da consciência, deveria sair do caminho de um homem que está acima das vãs trivialidades do teu pensamento. Sai, afasta-te, verme!"
"Se você conhecesse os princípios e os fins, sem falar dos mistérios da escatologia, me daria passagem, cão sarnento e teco- teco", replicou o outro.
"Se princípios e fins fossem do teu conhecimento, você há muito estaria morto e a escatologia tinha ido pro brejo", gritou o segundo sábio.
Um professor de filosofia, que ia passando com seus alunos, ordenou: "Parem! Parem e prestem atenção às belezas infinitas das altas discussões culturais!" Os alunos pararam e ouviram, até que um deles disse: "Mas me parece que esses dois aí estão apenas se esculhambando."
" Quando sábios tratam de princípios e especulações filosóficas tudo que dizem é filosofia" - explicou o professor. "Mas então" - aventurou o discípulo - "quando é que a coisa se torna ofensa e agressão?"
"Quando é dita por qualquer pessoa comum, sem interesse cultural. A cultura, aprende, filho, está sempre acima e além da prosaica busca de harmonia."
MORAL: SÓ NA GUERRA SE APRENDE A BELEZA DA PAZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.