quarta-feira, 1 de junho de 2016

TRF4 manda Moro aceitar denúncia do MPF contra filha de Zé Dirceu. Camila pode estar a caminho da cadeia.

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) decidiu, hoje, em Porto Alegre, que a Justiça Federal do Paraná pode aceitar as denúncias contra Camila Ramos de Oliveira e Silva (foto), filha de José Dirceu, e Daniella Leopoldo e Silva Facchini, arquiteta responsável pela reforma da casa dele. O Ministério Público Federal (MPF) recorreu ao tribunal após as denúncias serem rejeitadas pelo juiz Sérgio Moro. 

Sérgio Moro, agora, terá que abrir processo contra as duas mulheres, que poderão parar na cadeia. Moro achou que não houve dolo na ação de ambas. O TRF4 acha que houve. 

Zé Dirceu e o irmão, Luiz Eduardo, aguardam por Camila na penitenciária de Curitiba. 

Daniella é acusada de lavagem de dinheiro por dissimular e ocultar a origem, movimentação, disposição e propriedade de quase R$ 2 milhões provenientes da Engevix e outras empresas envolvidas na Operação Lava Jato. Os valores teriam sido repassados a ela como contraprestação por seus serviços na reforma da casa de José Dirceu em Vinhedo (SP).

Camila também é acusada de lavagem de dinheiro por ter tido um imóvel comprado em seu nome, no valor de R$ 750 mil, com dinheiro resultante das propinas pagas pelas empresas formadoras do cartel de empresas que prestavam serviços à Petrobras.

As denúncias foram aceitas por maioria pela a 8ª Turma. Conforme o relator, desembargador federal João Pedro Gebran Neto, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no tribunal, “ainda que Camila e Daniella não tenham qualquer envolvimento com os delitos antecedentes e com o esquema criminoso envolvendo a Petrobras, tal constatação não é óbice para os envolvimentos na lavagem dos recursos ilícitos”. Segundo o desembargador, para a condenação das recorridas pelo delito de lavagem deverá ser averiguado se tinham ciência de que o capital que ocultaram provinha de tal esquema ou que tinha origem ilícita.

PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.