segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

"Será cometida mais uma estupidez"



Sobre a necessidade de aumentar a taxa básica de juros, para combater a inflação, O Antagonista ouviu o seguinte de um especialista:

"O fato de o governo não querer que os juros aumentem não torna correta a decisão de reajustá-los. Se isso for feito, será cometida mais uma estupidez. Mesmo economistas ortodoxos pensam assim, ao menos os que têm um mínimo de neurônios ou de decência.

Subir juros significa aumentar a despesa pública e o déficit. Representa, além disso, diminuir ainda mais a receita, pois a produção cai e, com ela, a arrecadação. Ao mesmo tempo, a maior fragilidade fiscal piora as expectativas, desvaloriza o câmbio e eleva a inflação. É preciso ter presente que não há no Brasil nenhuma inflação de demanda. E o quadro é de dominância fiscal, ou seja, aquele no qual a política monetária se esteriliza, exceto para piorar as coisas que se pretende corrigir.

Evidentemente, quem tem grana nas chamadas operações compromissadas sai ganhando. O custo de um ponto percentual de juros é de 15 bilhões por ano."

O especialista ouvido pelo Antagonista acha que a melhor política econômica para o Brasil é o impeachment de Dilma Rousseff. Isso, sim, será um choque de credibilidade.

O Antagonista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.