terça-feira, 10 de março de 2015

Caio Blinder- A dureza dos EUA com o chavismo e o corpo mole da AL

O governo americano endureceu um pouco mais com a Venezuela. Barack Obama assinou nesta segunda-feira um decreto presidencial, declarando o país chavista uma ameaça à segurança nacional dos EUA.
O decreto alveja com sanções sete altos funcionários do governo Nicolás Maduro (gente fina do aparato de segurança e de repressão à oposição). Obama no texto expressa preocupação com os golpes chavistas contra os direitos da oposição, como as prisões de diversos de seus líderes e também de estudantes. O alerta é que mais sanções serão impostas.
Declarar ameaça à segurança nacional é uma formalidade que permite aos EUA imporem sanções contra individuos ou países. Isto foi feito, por exemplo, no ano passado com funcionários russos e ucranianos pró-separatistas.
O endurecimento americano claro que é munição para a agitprop chavista de que os ianques estão orquestrando um golpe e que os líderes oposicionistas são marionetes.
O endurecimento também é um ironia. Obama tem sido alvejado em casa, à direita e à esquerda. Ora é acusado de ser um apaziguador, como nas negociações nucleares com o Irã e no reatamento de relações diplomáticas com Cuba, ora de ser muito realista e pragmático, não dando muita bola para direitos humanos.
Outra ironia: o endurecimento dos EUA com o chavismo contrasta com o corpo mole da América Latina, a destacar o do Brasil. Existe uma complacência com os abusos praticados pelo desgoverno Nicolás Maduro enquanto o país caminha para a implosão.
O endurecimento americano em parte é uma reação à inação latino-americana. Brasil e outras potências regionais não fazem mediação, não enquadram o governo Maduro por seus abusos dos direitos humanos e não agem para conter a implosão da Venezuela provocada pelo chavismo.
Para os americanos, o chavismo é uma ameaça à segurança nacional (dos EUA).  Cadê os latino-americanos para constatarem que a degringolada na Venezuela é uma ameaça à segurança regional?
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.