Como já disse, a teoria antropomórfica do mundo revelou-se absurda diante da
moderna biologia – o que não quer dizer, naturalmente, que um dia a al teoria será
abandonada pela grande maioria dos homens. Ao contrário, estes a abraçarão à
medida que ela se tornar cada vez mais duvidosa. De fato, hoje, a teoria
antropomórfica ainda é mais adotada do que nas eras de obscurantismo, quando a
doutrina de que um homem era um quase-Deus foi no mínimo aperfeiçoada pela
doutrina de que as mulheres inferiores. O que mais está por trás da caridade, da
filantropia, do pacifismo, da “inspiração” e do resto dos atuais sentimentalismos?
Uma por uma, todas estas tolices são baseadas na noção de que o homem é um animal
glorioso e indescritível, e que sua contínua existência no mundo deve ser facilitada e
assegurada. Mas esta idéia é obviamente uma estupidez. No que se refere aos animais,
o mesmo num espaço tão limitado como o nosso mundo, o homem é tosco e ridículo.
Poucos bichos são tão estúpidos ou covardes quanto o homem.
O mais vira-lata dos cães tem sentidos mais agudos e é infinitamente mais
corajoso, para não dizer mais honesto e confiável. As formigas e abelhas são, de várias
formas, mais inteligentes e engenhosas; tocam para a frente seus sistemas de governo
com muito menos arranca-rabos, desperdícios e imbecilidades. O leão é mais bonito,
digno e majestoso. O antílope é infinitamente mais rápido e gracioso.
Qualquer gato
doméstico comum é mais limpo. O cavalo, mesmo suado do trabalho, cheira melhor. O
gorila é mais gentil com seus filhotes e mais fiel à companheira. O boi e o asno são
mais produtivos e serenos. Mas, acima de tudo, o homem é deficiente em coragem,
talvez a mais nobre de todas as qualidades. Seu pavor mortal não se milita a todos os
animais do seu próprio peso ou mesmo da metade do seu peso – exceto uns poucos que
ele degradou por cruzamentos artificiais --, seu pavor mortal é também daqueles da
sua própria espécie – e não apenas de seus punhos e pés, mas até de suas risotas.
Nenhum outro animal é tão incompetente para se adaptar ao seu próprio
ambiente. A criança, quando vem ao mundo, é tão frágil que, se for deixada sozinha
por aí durante dias, infalivelmente morrerá, e essa enfermidade congênita, embora
mais ou menos disfarçada depois, continuará até a morte.
O homem adoece mais do
que qualquer outro animal, tanto em seu estado selvagem quanto abrigado pela
civilização. Sofre de uma variedade maior de doenças e com mais freqüência. Cansase
ou fere-se com mais facilidade. Finalmente, morre de forma horrível e geralmente
mais cedo. Praticamente todos os outros vertebrados superiores, pelo menos em seu
ambiente selvagem, vivem e retêm suas faculdades por muito mais tempo. Mesmo os
macacos antropóides estão bem à frente de seus primos humanos. Um orangotango
casa-se aos sete ou oito anos de idade, constrói uma família de setenta ou oitenta
filhos, e continua tão vigoroso e sadio aos oitenta quanto um europeu de 45 anos.
Todos os erros e incompetências do Criador chegaram ao seu clímax no
homem. Como peça de um mecanismo, o homem é o pior de todos; comparados com
ele, até um salmão ou um estafilococo são máquinas sólidas e eficientes.
O homem
transporta os piores rins conhecidos da zoologia comparativa, os piores pulmões e o
pior coração. Seus olhos, considerando-se o trabalho que são obrigados a
desempenhar, são menos eficientes do que o olho de uma minhoca; o Criador de tal
aparato ótico, capaz de fabricar um instrumento tão cambeta, deveria ser surrado por
seus fregueses. Ao contrário de todos os animais, terrestres, celestes ou marinhos, o
homem é incapaz, por natureza, de deixar o mundo em que habita [1919 (N. T.)].
Precisa vestir-se, proteger-se e armar-se para sobreviver. Está eternamente na posição
de uma tartaruga que nasceu sem o casco, um cachorro sem pêlos ou um peixe sem
barbatanas. Sem sua pesada e desajeitada carapaça, torna-se indefeso até contra as
moscas. E Deus não lhe concedeu nem um rabo para espanta-las.
Vou chegar agora a um ponto de inquestionável superioridade natural do
homem: ele tem alma. É isto que o separa de todos os outros animais e o torna, de
certa maneira, senhor deles.
A exata natureza de tal alma vem sendo discutida há
milhares de anos, mas é possível falar com autoridades a respeito de sua função. A
qual seria a de fazer o homem entrar em contato direto com Deus, torna-lo consciente
de Deus e, principalmente, torna-lo parecido com Deus. Bem, considere o colossal
fracasso desta tentativa. Se presumirmos que o homem realmente se parece com Deus,
somos levados à inevitável conclusão de que Deus é um covarde, um idiota e um
pilantra. E, se presumirmos que o homem, depois de todos esses anos, não se parece
com Deus, então fica claro imediatamente que a alma é uma máquina tão ineficiente
quanto o fígado ou as amígdalas, e que o homem poderia passar sem ela, assim como o
chimpanzé, indubitavelmente, passa muito bem sem alma.
Pois é este o caso. O único efeito prático da se ter uma alma é o que ela infla o
homem vaidades antropomórficas e antropocêntricas – em suma, com superstições
arrogantes e presunçosas. Ele se empertiga e se empluma só porque tem alma – e
subestima o fato de que ela não funciona. Assim, ele é o supremo palhaço da criação, o
reductio ad absurdum da natureza animada.
Não passa de uma vaca que acredita dar
um pulo à Lua e organiza toda a sua vida sobre esta teoria. É como um sapo que se
gaba de combater contra leões, voar sobre o Matterhorn ou atravessar o Helesponto.
No entanto, é esta pobre besta que somos obrigados a venerar como uma pedra
preciosa na testa do cosmos. É o verme que somos convidados a defender como o
favorito de Deus na Terra, com todos os seus milhões de quadrúpedes muito mais
bravos, nobres e decentes – seus soberbos leões, seus ágeis e galantes leopardos, seus
imperiais elefantes, seus fiéis cães, seus corajosos ratos. O homem é o inseto a que nos
imploram, depois de infinitos problemas, trabalho e despesas, a reproduzir.
1919
O LIVRO DOS INSULTOS
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