quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Fraude em Fundos de Pensão já é paga pelos empregados e servidores

Fraude em Fundos de Pensão já é paga pelos empregados e servidores

A conta dos casos de suspeita de corrupção e má gestão nos fundos de pensão estatais Previ (de trabalhadores do Banco do Brasil), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa) e Postalis (Correios) já é paga por parte dos servidores. A suspeita é de fraudes de R$ 8 bilhões de um déficit calculado de R$ 50 bilhões. Há perdas, no entanto, que só serão conhecidas pelos trabalhadores na hora em que forem receber suas aposentadorias complementares.

Hoje, são afetados os trabalhadores dos planos de benefício definido, mais antigos. Nessa modalidade, o trabalhador sabe desde a entrada no programa quanto receberá por mês ao se aposentar. Se há déficit, ele e a empresa precisam fazer aportes para cobrir o rombo.

Nos planos novos, a regra é diferente, mas pode significar benefício menor que o esperado ou necessidade de pagar quando se esperava receber o dinheiro de volta. O plano do Postalis já está sendo coberto com duas rodadas de recurso extra - aposentados chegam a pagar 14% do benefício. Funcef e Petros fizeram propostas para cobrir o déficit. A Previ espera o resultado do ano para resolver como equacionar o problema.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem, que é do Jornal do Comércio, Porto Alegre. 

Políbio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.