sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Livro traz “raio x” do erro médico no Brasil

Livro traz “raio x” do erro médico no Brasil

Especialista em direito médico, Raul Canal analisou todos os processos judiciais que tramitaram entre 2000 e 2015 e constatou que 57% das ações são improcedentes. Isto está no livro de 700 páginas que será lançada na Bienal do Livro de SP, dia 27 de agosto. O livro chama-se "Pensamento Jurisprudencial Brasileiro no Terceiro Milênio sobre Erro Médico”.Com mais de 700 páginas, edição de luxo em capa dura e multicolorido, o livro é de autoria do advogado Raul Canal, que é presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), entidade sediada em Brasília que há 18 anos atua em defesa dos profissionais processados por suposta prática de erro médico.

No livro, o autor revela que existem mais de 600 mil ações tramitando sobre direito de saúde em varas de todo o país. O número de processos judiciais tramitando no STJ sobre suposto erro médico aumentou 1600% entre 2000 e 2012.

Um dos objetivos da edição é que ela possa servir como fonte de consulta por parte de profissionais e estudantes da Medicina e do Direito acerca do tema “erro médico e da judicialização da saúde” e sugerir caminhos para aprimorar o sistema de saúde no Brasil. Esta é a proposta do livro “O 

O autor defende a criação das Varas da Saúde em todos os Estados.

Ranking das especialidades demandadas no STJ, segundo o autor:

Ginecologia e obstetrícia 42,6%;
Traumato/ortopedia – 15,91%
Cirurgia plástica a cirurgia geral –7% cada;
Neurologia – 5,18%
Pediatria – 4,46%;
Otorrinolaringologia – 3,03%;
Anestesiologia e oftalmologia – 2,85%;
Hematologia – 1,42%;
Cardiologia, angiologia e a medicina intensiva – 0,71%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.