O partido já nascera em berço de ouro. Seu manifesto, de 36 anos atrás, foi lançado no Colégio Sion, frequentado pela elite paulistana, fachada majestosa, paredes com um metro de espessura e pé direito de cinco metros. Cresceu sob as bênçãos de boa parte da Igreja Católica brasileira e conquistou o eleitorado por sua mensagem de ética. Hoje, a ética está destroçada pela adoção do princípio de que os fins justificam os meios. E com o afastamento do Ministro da Justiça, depois que a Polícia Federal prendeu o marqueteiro das campanhas presidenciais, também foi destroçado o discurso de que nunca na história deste país se prendeu tanto corrupto graças ao governo.
Estamos diante do caso único de que um inocente se recusa a esclarecer sobre um triplex, apelando para um habeas corpus para não depor na Procuradoria. No site do partido, ainda aparece a Presidente como representação nacional do PT. Mas ela não apareceu na comemoração do aniversário de 36 anos. Inventou uma viagem de última hora ao Chile para evitar constrangimentos. O organizador da festa já havia dito que não fazia questão da presença dela. O PT, de qualquer forma, iria se manifestar contra a política fiscal de Dilma e haveria do risco supremo de ela receber vaias. Ora, ser vaiada pelos que carregam o Pixuleco é uma coisa.
Vaiada no aniversário do partido seria o fim da picada. Ou do mandato. Agora o Ministro-Chefe do Gabinete Civil nomeia o novo Ministro da Justiça e vai a São Paulo dar satisfações a Lula. E o país fica sem saber a quem ele serve. Dilma, pouco a pouco, vai mudando a política externa bolivariana, embora ela seja ideológica, ao contrário de Lula. Semana passada, apoiou projeto de José Serra e se aliou com os tucanos contra o PT para derrubar a exclusividade da Petrobrás no pré-sal. Enquanto o PT vocifera, o IBOPE mostra que o partido está com 12% do eleitorado, bem abaixo até os percentuais de quando Lula foi derrotado três vezes para a presidência. Todo mundo briga e ninguém tem razão - dizem os mineiros. São os próprios contra os mesmos, como disse o fígaro-profeta Simonini.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.