quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Perderam, Renan e PT! Senado mantém prisão do petista Delcídio do Amaral em votação aberta!



Comentei em tempo real no Twitter o debate no Senado sobre as votações relativas à prisão do senador Delcídio do Amaral, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF): a primeira, sobre o voto ser aberto ou fechado para a segunda, sobre a manutenção ou o relaxamento da prisão.

Eis a cobertura completa, em ordem, com todos os seus momentos emocionantes:

Enquetes do dia:

a) Se o Senado soltar Delcídio, vocês acham que o Senado devia ser extinto?

b) Senadores que querem voto fechado sobre prisão de Delcídio estão confessando o medo de serem delatados por ele?

c) Você acredita que um senador petista como Delcídio tenta comprar silêncio de um delator sem o aval da cúpula do partido?

Tuitadas:

– Votação fechada de prisão de Delcídio é um dos mais sórdidos insultos à população brasileira na história do Senado, Renan. Que vergonha!

– No Brasil é assim: senador com rabo-preso não quer apenas soltar colega preso em flagrante; quer também que você não saiba que ele fez isso.

– Todos os senadores que desejam voto aberto têm obrigação moral de revelar seu voto para expor colegas que soltarem Delcídio, se for fechado.

– Ronaldo Caiado (DEM-GO): “Temos um Congresso com a credibilidade que decresce a cada dia. Com voto fechado corremos o risco de construir um Senado de réus.”

– É nojento que senadores posem de bons intérpretes da Constituição para garantir a impunidade de um colega preso que pode comprometê-los.

– Humberto Costa (PT) fez teatro sobre “gravidade” dos fatos e legitimou soltura de Delcídio por voto secreto, afetando apego à Constituição.

– Renan: “Não há nada de extravagante na minha interpretação.” Só de nojento.

– Renan: “Resolvo que a votação se dará na modalidade secreta” sobre a prisão de Delcídio do Amaral. É um insulto à população brasileira.

– Renan fez apologia do voto para soltar Delcídio e foi devidamente chamado em sua atenção por Aloysio Nunes.

– Nenhum senador vai representar o povo brasileiro expondo o interesse de Renan Calheiros em soltar Delcídio do Amaral? Que vergonha.

– Renan apadrinhou Cerveró em diretoria da Petrobras por indicação de Delcídio e deu golpe no Senado para livrar a cara do comparsa.

– Rui Falcão: “PT não se julga obrigado a qualquer gesto de solidariedade” à Delcídio. Traduzo: só defendemos quem não foi pego em gravação.

– Senadores atacam Rui Falcão pela nota sobre prisão de Delcídio. Os de rabo preso, por abandoná-lo. Os de rabo solto, por abandonar só ele, mantendo solidariedade a condenados como Dirceu e Vaccari.

– Ao liberar bancada, PMBD alegou falta de tempo para analisar questão. Conversa mole. Liberou porque há os de rabo preso e os de rabo solto.

– Sim é o voto secreto. Não é o voto aberto. “Na República, a regra é a transparência”, diz Cassio Cunha Lima. PSDB vota não.

– Cassio Cunha Lima diz que Constituição só especifica voto quando é fechado. Se não o faz, é porque é aberto. Mas Renan escolheu obscuridade.

– Janot escreveu que Delcídio, Esteves e advogado Ribeiro “estão, tecnicamente, em estado de flagrância”. Renan flagrantemente distorce fatos.

– Constituição autoriza prisão de parlamentar em flagrante de crime inafiançável. Renan quer que senadores sejam imunes. Não são.

– Artigo 53, parágrafo II: “Neste caso, os autos serão remetidos dentro de vinte e quatro horas à Casa respectiva para que, pelo voto da maioria de seus membros, resolva sobre a prisão.”

– Onyx Lorenzoni tuíta: “No Senado torcendo pela votação para permitir o voto aberto, olha como os petralhas apoiaram o voto secreto fora PT”:



– Vamos repetir: PT escolheu votação secreta sobre prisão do senador petista Delcídio para soltá-lo sem o povo saber quem votou. PT é podre.

– Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF, tuitou: “Estão em jogo no Senado esta noite duas cruciais instituições da democracia moderna: 1) rule of law 2) political accountability.”

– Barbosa de novo: “A depender do que venha a decidir, o Senado poderá: 1) autodestruir-se institucionalmente 2) jogar uma pá de cal na nossa jovem democracia.”

(Atenção para o resultado da votação…)

– RENAN PERDEU! VOTO É ABERTO!

– Placar foi de 52 votos ‘NÃO’ (ou seja: contra o voto fechado) e 25 a favor (do voto fechado). Venceram a democracia e a transparência nesta primeira etapa.

– Caiado: “Maioria decide pelo voto aberto: 52 contra 20. Saberemos agora quem vai tentar derrubar prisão do líder do Governo”.



– Perdeu de novo, Renan! Senado mantém prisão do petista Delcídio do Amaral por 59 votos a 13!

– Brasiiiiiiiiiiillllll!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.