sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Vamos torcer para que não haja vítimas- Furacão 'potencialmente catastrófico' vai atingir o México nas próximas horas



O mais forte furacão já registrado nas Américas deve atingir o México nas próximas horas. O furacão Patrícia chegará à costa mexicana no Oceano Pacífico no final da tarde ou início da noite desta sexta-feira com ventos de 325 km/h e deve atravessar todo o país de oeste a leste, atingindo três Estados.

O Patrícia está sendo comparado pelos especialistas com o tufão Haiyan, que matou 6.300 pessoas nas Filipinas em 2013. O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) disse que a tempestade de categoria 5, a mais alta da escala Safir Simpson, é a mais intensa já registrada no hemisfério ocidental e chamou o furacão de de "potencialmente catastrófico".

As autoridades mexicanas declararam estado de emergência nos três Estados por onde o Patrícia deverá passar - Jalisco, Colima e Nayari - e começaram a evacuar algumas cidades. Em outras regiões, os hotéis dispensaram os turistas e os moradores a estocaram suprimentos. De acordo com o Fundo Nacional de Desastres do México, cerca de 400.000 pessoas moram nas regiões de risco.

"Os ventos são capazes de manter um avião no ar", disse Clare Nullis, porta-voz da Organização Meteorológica Mundial, em um boletim na Organização das Nações Unidas (ONU) em Genebra. As chuvas torrenciais que a tempestade trará ao México podem provocar alagamentos e aumento no nível do mar de até 5 metros.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, declarou que o país "enfrenta uma ameaça de grande escala" e destacou que a prioridade é "proteger e salvar a vida dos mexicanos". Ele afirmou peo Twitter que o governo "está tomando todas as medidas preventivas necessárias para enfrentar esta emergência extraordinária".

(Da redação)
VEJA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.