sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Programa de comédia quer combater o EI com humor


Comediantes iraquianos satirizam os terroristas do Estado Islâmico

Um novo programa de comédia que satiriza o grupo terrorista Estado Islâmico está conquistando cada vez mais telespectadores no Iraque. O Albasheer Show contabiliza mais de 22 milhões de visualizações no YouTube e 30 milhões no Facebook desde que começou, em 2014. Segundo o protagonista Ahmed Albasheer, seu papel é "combater o EI com humor".

O programa é gravado na Jordânia, em um estúdio de televisão na capital Amã. Os episódios contam situações engraçadas envolvendo o Estado Islâmico e algumas figuras políticas iraquianas. Em uma das cenas, três jovens vestindo trajes islâmicos envolvidos em explosivos discutem quem deve matar a próxima vítima. No meio do bate-boca, um deles explode. Em outro trecho, usando as mesmas vestes, mas com chapéus de aniversário, eles cantam 'Parabéns Pra Você' para o EI.

A própria produção do programa tem experiências pessoais trágicas com o Estado Islâmico. A maioria dos jovens é de refugiados iraquianos, que fugiram para a Jordânia depois de perder seus familiares. Alhakam Turki, ator e roteirista do programa, afirmou ao jornal argentino Clarín que quanto mais pessoas conhecerem a verdade sobre o Estado Islâmico, menos desejarão se juntar ao grupo.

O Albasheer Show não está sozinho na paródia aos jihadistas. As sátiras são feitas de várias maneiras: programas televisivos, jogos, desenhos animados e músicas. Críticos desse tipo de programa argumentam que satirizar os horrores cometidos pelos terroristas é ofensivo. O elenco e a equipe de produção do show discordam. Eles alegam que a sátira é um antídoto que dá coragem aos comediantes e ao público para enfrentar as atrocidades do terrorismo.

(Da redação-VEJA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.