quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Leandro Narloch- Esqueça o Uber: o pior é proibir a carona paga



No meio da discussão sobre o Uber, está passando despercebido um dano ainda maior que os vereadores estão provocando às cidades. A lei contra o Uber de São Paulo proíbe todo o tipo de carona paga, que é uma excelente solução para o trânsito.

Em algumas cidades, como em Moscou, a carona paga é habitual. O motorista encosta o carro, diz a destino e negocia um preço com os interessados.

Sistemas assim enfrentavam o velho problema da confiança. O passageiro e o motorista sabem muito pouco um do outro. Havia o risco de assalto ou coisa pior.

Mas a internet móvel resolveu esse problema. Os aplicativos possibilitam que motoristas e passageiros se avaliem, o sistema bane os picaretas, o cartão de crédito vinculado ao cadastro dificulta o crime.

O Uber não é exatamente uma carona paga, mas um táxi melhorado. Para o trânsito, o melhor seria se todo motorista decidisse dar caronas. Pois não há melhor estímulo que deixar o motorista ganhar um trocado ao oferecer o serviço. Para os passageiros, a oferta maior de transporte provocaria uma bela queda de preço.

Pena que os políticos tenham tanto medo dos taxistas.

@lnarloch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.