domingo, 9 de agosto de 2015

Como liberais deveriam lidar com faculdades anti-liberais?

PERGUNTA: Como estudantes de faculdades deveriam estudar para promover o libertarianismo?
É um erro tratar de sua formação educacional, especialmente sua graduação, como a busca por um diploma em uma visão de mundo, em vez de um diploma em Economia, História ou Filosofia – isto é, um diploma em uma área do saber.
Como estudante de graduação, você deveria procurar uma faculdade que o desafie, onde um corpo docente e técnico tenha tempo e incentivos para trabalhar com você em todos os seus projetos. Se o corpo docente for simpático ao seu ponto de vista, melhor, mas isso não é tão necessário assim.
Se você realmente deseja seguir uma carreira em defesa a liberdade, a melhor coisa que pode lhe acontecer como estudante de graduação é ser desafiado por professores (e colegas!) talentosos que não aceitarão argumentos vazios – mesmo concordando com suas conclusões – e que o ajudarão a entender as expectativas da sua área.
Na verdade, existe uma vantagem a ser explorada se os seus professores e colegas discordam de sua visão de mundo. Se forem estudiosos talentosos e dedicados, eles mostrarão a você os melhores contra-argumentos às suas crenças, forçando-o a aprender como responder cada um deles de forma clara e precisa.
Assim que você entende como e porque as pessoas discordam de você, você passa a sentir empatia, evitando o pecado tão frequente da má-fé: assumir que aqueles que discordam de nós ou estão mentindo, ou são estúpidos (ou ambos).
Tampouco, estudantes de graduação deveriam querer um diploma em liberdade. Ideólogos raramente contribuem de alguma forma duradoura. É aconselhável que você trate sua graduação como um momento em que você poderá ser tutelado e treinado, onde você aprenderá como ser um bom economista, historiador, filósofo ou escritos ao conhecer os passos de quem já chegou lá.
O seu filtro no processo na escolha da sua faculdade ou em um grupo de pesquisa não deveria ser “ele me ajudará a avançar meus objetivos ideológicos? ”; e sim “ele me permitirá trabalhar de forma estável, fazendo com que eu consiga colaborar com o progresso da minha ciência? ”. Ou talvez, “ele me ajudará a obter um emprego em que eu posso contribuir para sérios debates intelectuais? ”.
Você tem que dominar a Ciência antes de qualquer outra coisa. Se você fizer isso, você terá a gravitas (do latim, peso) e a influência que você precisa para ser capaz de contribuir para a expansão das ideias da liberdade, seu objetivo último.
Certa vez Milton Friedman foi questionado sobre o porquê era capaz de impor tanto respeito, apesar de ser um franco liberal clássico em tempos profundamente iliberais. Ele respondeu de forma humilde:
Realmente, eu impunha um pouco de respeito. [Mas], ele era devido a uma raiz firme em algo mais que ideologia, firmemente baseado em uma disciplina científica acadêmica. Eu não era simplesmente um pregador, um ideólogo ou um filósofo incoerente.
Estudar em universidades com programas de graduação pró-liberdade não é uma má ideia. Pelo contrário, pode ser uma grata e enriquecedora experiência. Mas você não deveria estudar ali com o objetivo de se especializar em libertarianismo. A sua graduação não é em liberdade, e se você agir como se fosse, você terá dificuldades para alcançar os objetivos professionais e intelectuais que você traçou para si mesmo. Trate a sua formação como uma oportunidade de se tornar o melhor professor e estudante que puder, não o melhor ideólogo.
Vá para a universidade onde você contará com os melhores professores e estrutura relacionada à sua disciplina. Vá para a universidade onde suas ideias sejam desafiadas e testadas. Vá para a universidade onde você aprenderá o que é necessário para o sucesso em seu campo de estudos e futura carreira. Vá para a faculdade onde você será pago para estudar e não o contrário. Vá e domine sua área – e vá com a atitude humilde de quem deseja aprender com os melhores.
Se você fizer tudo isso, seu diploma, seja qual for a área, será o início, e não o fim, de suas contribuições para a liberdade.
// Tradução de Matheus Pacini. Revisão de Ivanildo Terceiro. | Artigo Original

Sobre o autor

Steven Horwitz
Steven Horwitz é professor de economia na St. Lawrence University e autor do livro Microfoundations and Macroeconomics: An Austrian Perspective.

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