sábado, 13 de dezembro de 2014

Caio Blinder- Corrupções comparadas (Brasil & Argentina)

No sabadão, a coluna abre espaço novamente para o arguto historiador e jornalista argentino Carlos Pagni (aqui, o texto anterior), que tem pensatas publicadas no jornal espanhol El País. Ele viaja pela história e geografia (aqui, a íntegra em português) da América Latina, onde “a corrupção parece crônica”.
No entanto, como observa Pagni, “os governos mais afetados pela contaminação entre política e negócios são os do Brasil e da Argentina. Os subornos de milhares de milhões de dólares pagos à Petrobras envolvem Dilma Rousseff em um pesadelo. Cristina Kirchner tampouco dorme bem”.
Não tenham pesadelos neste sábado ao ler a pensata de Carlos Pagni.
***
PS- meu querido El Pais cochilou. Na tradução em português do texto do Pagni (cuja íntegra está sublinhada acima), a frase que eu destaquei com aspas fala em “milhares de dólares pagos à Petrobrás”, numa escandalosa substração da roubalheira. O original do Pagni é: “Los sobornos que, por miles de millones de dólares, se pagaron en Petrobras, envuelven a Dilma Rousseff en una pesadilla. Cristina Kirchner tampoco duerme bien”.
PS 2- Quem ler o texto do Pagni, verá que ele começa com as referências a Tulio Halperín Donghi, um gigante entre os historiadores argentinos e que morreu em novembro aos 88 anos em Berkeley, nos EUA, onde lecionou por décadas. Os livros deste acadêmico que fugia dos argumentos esquemáticos e era avesso a rótulos fizeram minha cabeça nos anos 80 no meu mestrado em Estudos Latino-Americanos aqui nos EUA. Já esqueci quase tudo que estudei, mas me lembro das horas e mais horas que passava lendo Tulio Halperín Donghi e suas reflexões sobre peronismo, do qual ele foi crítico sistemático, na biblioteca da Ohio University, em Athens.
Aqui um obituário do historiador publicado no Clarín, de Buenos Aires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.